4ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

REUSE: A SUSTENTABILIDADE NAS REDES E O DESENVOLVIMENTO DE UM BRECHÓ DIGITAL
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Marcus Frantz Alberto Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Isabela Kumer (UFSM)
Kerlin Gehrke (UFSM)
Mariana Jardim (UFSM)
Danielle Winter (UFSM

Instituição

UFSM

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

REUSE: A SUSTENTABILIDADE NAS REDES E O DESENVOLVIMENTO DE UM BRECHÓ DIGITAL Este projeto trata-se de um plano de negócio para um brechó de roupas, calçados e acessórios desenvolvido por meio de um aplicativo denominado Reuse. Pretende-se por meio do aplicativo Reuse, estimular o consumo consciente de roupas relacionando-o diretamente com o ODS 12 - consumo e produção responsável. O aplicativo ficará disponível para download de forma gratuita e a partir de um breve cadastro, o consumidor estará apto para visualizar o estoque disponível, realizar compras e divulgar seus produtos para venda. A composição do estoque inicial será realizada por meio de doação. Os doadores receberão em troca das peças um voucher, que poderá ser utilizado no aplicativo para aquisição de novas peças. Será realizado um processo de seleção, higienização e identificação das peças por meio de etiquetas, a fim de garantir procedência e qualidade Reuse. Também serão realizadas campanhas de marketing e divulgação por meio das redes sociais, com publicações informativas a respeito da economia circular de modo a captar novos clientes prezando pelo consumo sustentável. Este estudo contribui para fomentar a economia circular e fundamenta-se no ODS 12 da Agenda 2030 que visa o consumo sustentável e produção responsável. Desta forma, o desenvolvimento do brechó digital Reuse torna-se uma forma de minimizar os impactos ambientais e promover o consumo consciente. Por meio da comercialização de roupas seminovas, a proposta do Reuse é de despertar o olhar do consumidor para a construção de um futuro econômico com base na sustentabilidade. Estima-se como resultado deste estudo que o Reuse obtenha sucesso na implementação tornando-se uma plataforma modelo baseada na Agenda 2030, conectando a rede produto e comunidade de forma que os consumidores possam atuar como agentes de mudança socioambiental.

Palavras Chave

Sustentabilidade, economia circular, brechó online


Comentários

Ana Paula Perlin - 28/10/2021 às 11:04

Parabéns aos autores pela proposta. A criação de um aplicativo para brechós parece ser bastante inovadora e desafiadora para esse setor, e que pode trazer muitos benefícios como a prospecção de um novo público de consumidor, um atendimento diferenciado, e uma maior qualidade, refletindo não apenas na venda de um produto, mas na venda também de um serviço.

Greice Eccel Pontelli - 26/10/2021 às 17:56

Parabéns pelo trabalho! Cabe ressaltar que a iniciativa está diretamente relacionada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como apresenta benefícios para a sociedade.