4ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

A APLICAÇÃO DE TERMOS DE INTENÇÃO DE PROJETOS AOS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Marcos Aurélio Borchardt
Lury Leitão Bernardino
Maria da Conceição do Nascimento
Janecí Esteves Bello

Instituição

Instituto Federal de Rondônia

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

O objetivo geral integrar a técnica de elaboração mínima de projetos (TIP ou PITCH) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de contextos amazônicos regionais ou locais, urbanos ou rurais, vinculados ou não vinculados ao Núcleo de Ação Sustentável (NAS) do IFRO PVZN. A justificativa foi permitir que os alunos tenham condições de colocar em prática o aprendizado dos conteúdos das disciplinas envolvidas, entre elas os temas relevantes de Desenvolvimento Regional discutidos em sala de aula (via Google Meet e AVA), especialmente aqueles ligados ao Desenvolvimento Regional Sustentável. A primeira etapa do projeto: foi a escolha dos alunos entre os 17 ODS (especificamente os ODS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 14), para elaborar uma proposta de TIP associados aos ODS e suas respectivas dimensões selecionados organizado na disciplina de Desenvolvimento Regional. A segunda etapa do Projeto: constituiu na apresentação dos respectivos projetos no dia 12/05/2021 para os professores das respectivas disciplinas, onde receberam sugestões de melhorias para apresentar na VII Semana do Meio Ambiente. Principais resultados: O projeto contribuiu para o pensamento multiplicador de ações voltados para os ODS de nossos discentes e trouxe insigths para prover no futuro indivíduos capazes de elaborarem projetos aplicáveis e voltados para as necessidades dos municípios que residem. É notório destacar que impulsionar aos discentes a elaboração de ações que vislumbram o desenvolvimento regional a partir dos ODS têm um grande poder de mobilização através de pequenas ações a nível regional e como impactar positivamente na implementação da Agenda 2030. Considerações finais: O projeto em tela desvelou inúmeras possibilidades de articulação a partir das metodologias ativas de sala de aula invertida e educação baseada em projetos. Além disso, foi possível articular diversos eventos e conteúdos internos das disciplinas a contextos e eventos externos.

Palavras Chave

Termo de inteção de projetos, ODS, IFRO


Comentários

Roberto Schoproni Bichueti - 28/10/2021 às 12:03

Parabéns pelo projeto!! Muito interessante a iniciativa de abordar os ODS de maneira inovadora.

Natália Pavanelo Pivetta - 28/10/2021 às 11:58

Parabéns pelo projeto que buscou integrar os ODS a técnica de elaboração mínima. Especialmente no contexto da pandemia é importante que se busque incentivos para a participação dos alunos também durante as aulas remotas, o que foi alcançado com a proposta das disciplinas.

Maria Emília Camargo - 28/10/2021 às 11:07

O trabalho apresenta uma temática importante e atual, mostrando as possibilidades de articulação a partir das metodologias ativas de sala de aula invertida e educação baseada em projetos. Parabéns aos autores.