4ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

Desenvolvimento de hambúrguer vegano de batata-doce com ervilha.
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Thainara Fagundes Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Taiane Rios de Siqueira
Giovana Luísa Konzen
Fabiana Cristiana Lasch
José Diniz Camargo

Instituição

Universidade Federal de Santa Maria

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

Segundo a OMS, nos últimos 20 anos, as principais causas que afetaram a saúde e resultaram em morte são: doenças cardiometabólicas, câncer, e respiratórias crônicas. Estes efeitos na saúde são resultados de vidas agitadas por conta da aceleração do tempo nos últimos anos, o que acarretou em descuidos com uma alimentação apropriada, inatividade física e desatenção com a saúde mental. Dentre os descuidos citados o que mais prevalece como prejudicial ao longo do tempo é a alimentação. Com isso desenvolvemos um hambúrguer vegano a base de ervilha, batata doce, e mix de temperos naturais para agregar valor à saudabilidade e palatabilidade. A metodologia ocorreu a partir da ideia com criação de pesquisa de opinião de mercado pelo Google Forms, quanto ao lançamento de um hamburguer vegano. Posterior ao resultado do aceite foi desenvolvido o produto em forma de hamburguer vegano constituído de ervilha, batata doce, mix de ervas condimentares os quais contemplam: alho, cebola, salsa, manjericão, páprica, açafrão e sal, sendo todos desidratados. A elaboração do produto se sucedeu com atribuição de tarefas pela equipe, com o intuito de simular como seria todo o processo da criação de uma agroindústria que desenvolveria o produto. Para o desenvolvimento do produto se incluíram os POP’S, análise sensorial, e contou também com acerto de uma planilha de custos, e apresentação do produto (embalagem, rótulo e meios de divulgações) fictício.

Palavras Chave

Novos alimentos, Vegano, alimentação clean label.


Comentários

Marta Olívia Rovedder de Oliveira - 28/10/2021 às 14:50

Prezados, parabéns pelo perfil inovador e sustentável do grupo, bem como pela perspicácia de vocês em compreender um perfil de mercado que busca uma alimentação clean label. A proposta de hamburguer vegano pode agrega valor a saúde de futuros consumidores e contribuir com melhor hábitos alimentares.

Roberto Schoproni Bichueti - 28/10/2021 às 14:47

Parabéns pela ideia e por todo o cuidadoso processo de desenvolvimento do produto!!

Cristiane Mucha Fragozo - 28/10/2021 às 01:23

Parabéns aos autores pela apresentação do trabalho de grande relevância para o público alvo.

Marco Aurélio Vieira - 27/10/2021 às 16:35

Parabenizo os autores pelo trabalho apresentado. Em relação ao tema e impacto científico considero extremamente relevante. O trabalho foi muito bem apresentado.