4ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

Integração de Municípios para o Desenvolvimento Microrregional: Uma análise a partir de José Eli da Veiga
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Thiago Santos da Silva Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome

Instituição

UFSM

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

Este artigo visa apresentar de maneira sucinta recortes do livro Cidades Imaginárias de José Eli da Veiga, agrônomo e economista. O material apresenta a diferença dos conceitos de municipalidade e de cidade, pois que a noção de cidade se refere a uma taxa demográfica maior de habitantes, em função de um olhar dedicado aos municípios rurais que necessitam estruturar o seu desenvolvimento econômico. Para mobilizar o desenvolvimento econômico, o autor propõe uma recomposição dos territórios através do conceito de intermunicipalidade como um caminho viável, suprapartidário, com a proposta de evidenciar os sistemas produtivos locais, solucionar problemas ambientais, sociais e econômicos de uma dada região. Como conclusão o autor deste artigo apresenta a urgência quanto à divulgação de dados que sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divulgados em um documento da Organização das Nações Unidas. Tais dados podem servir como uma base para contrato de relações intermunicipais a fim de acelerar os processos de regeneração dos sistemas econômico e sócio-ambiental.

Palavras Chave

Desenvolvimento, microrregião, ODS


Comentários

Roberto Schoproni Bichueti - 28/10/2021 às 14:51

Parabéns por trazer um projeto que reflete a importância do nível territorial e destacar os seus benefícios!

Antonio Zanin - 28/10/2021 às 09:41

Parabéns pelo trabalho. O autor demostrou domínio do tema. Deixar claro no resumo o objetivo do estudo, metodologia e os principais resultados.

Cláudia de Freitas Michelin - 28/10/2021 às 09:17

Parabéns pelo trabalho. Sugiro informar no resumo todas as partes de um trabalho científico, deixando claro objetivos, método e contribuições.