O presente artigo visa analisar as estruturas das secretarias municipais e os projetos de educação ambiental existentes nos municípios estudados participantes do Projeto Pilares para a Conexão Sustentável.Foram estudados os seguintes municípios: Santiago, Rosário do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis, e São Vicente do Sul.Para o desenvolvimento da pesquisa descritiva foram realizadas análises das páginas das prefeituras, bem como pesquisa em jornais regionais e entrevistas aos agentes municipais, a entrevista foi realizada no primeiro ano do projeto e foi feita por videoconferência devido ao período pandêmico pelo qual passávamos.A pesquisa foi desenvolvida nos municípios que participam do Projeto de pesquisa e Extensão Pilares para a Conexão sustentável, que visa apoiar as Associações de Catadores dos municípios envolvidos. Foi possível constatar que na maioria dos municípios as atividades relacionadas ao meio ambiente são compartilhadas com as atividades relacionadas à agricultura e pecuária, o que leva a uma carência de projetos mais estruturados quanto à educação ambiental e a própria implementação da coleta seletiva municipal.O município que mais se destaca nos projetos é o município de Santiago, município que possui uma Secretaria do Meio Ambiente, também é o município de maior porte na Região. Mas cabe destacar também o potencial que o município de Jaguari possui na questão da educação ambiental através dos PEVs distribuídos por toda a cidade. Esses dois municípios foram os primeiros a organizar a coleta seletiva nas cidades e trabalhar com a educação da população para que houvesse um avanço na separação de resíduos por parte da população.Espera-se que o presente estudo possa ter contribuído para destacar a importância da de se olhar para a educação ambiental como uma possibilidade de redução das desigualdades sociais através da coleta seletiva realizada por catadores e catadoras, que necessitam de um olhar mais atento por parte do poder público.