Pôsteres

Título do Artigo

CHECK-UP DIGITAL: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE MATURIDADE DIGITAL EM EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM GOIÂNIA-GO
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Dianna Maria Gobi Cardoso
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - FURG

Palavras Chave

Inovação, transformação digital, pequenas empresas
Innovation, digital transformation, small business

Reumo

A Transformação Digital tem sido um assunto bastante abordado e motivo de interesse para muitos empreendedores do Brasil. Essa relevância pode estar no fato de que diversas empresas estão percebendo a necessidade de evoluir da gestão analógica para o meio digital levando, assim, mais praticidade, tecnologia e inovação para dentro do próprio negócio. Em contrapartida muitas organizações se veem forçadas a mudar sua forma de gerir o empreendimento temendo ficar para trás, tendo em vista a velocidade dos avanços tecnológicos que se reflete na estrutura organizacional.

O presente artigo tem o objetivo de identificar, o nível de maturidade e as principais razões que determinam o comportamento das empresas. participantes do Programa Transformação Digital.

Os resultados disponibilizados pelo Check-up Digital dá ao responsável pela empresa um novo olhar sobre quais aspectos precisam ser melhorados e implantados, além de levantar a necessidade de otimizar os processos digitais do empreendimento, pois, quando se trata de transformação digital pode-se concordar que a transformação digital surge, então, como um novo tipo de transformação e tema a ser estudado, uma vez que impõe novos desafios para as organizações. Sua complexidade e a variedade de perspectivas tornam esse trabalho árduo, desafiador e apaixonante (Tadeu, Moura, Taurion, 2018, p.33).

A pesquisa, de natureza quantitativa, buscou analisar o nível de maturidade digital de 50 empresas atendidas pelo Transformação Digital na capital do estado de Goiás, Goiânia. Tal análise foi realizada levando em consideração os resultados do Check-Up Digital e buscou compreender quais são as possíveis causas para tais níveis de maturidade digital obtidos.

Em suma a Transformação Digital une três óticas: tecnológica, organizacional e social. Assim, as tecnologias digitais são o meio pelo qual as organizações promovem mudanças em seu negócio, seus processos e sua relação com os clientes com o objetivo de criar valor organizacional e social.

Assim, para que o crescimento na área de transformação digital das micro e pequenas empresas se concretizem é de suma importância que o líder tenha um senso crítico sobre seu próprio negócio e perceba a necessidade de mudar os processos organizacionais, seja buscando auxílio dos serviços e programas que o Sebrae tem para oferecer ou apurando de forma autônomo o que será feito em cada etapa até conseguir inserir um ou mais processos digitais. Afinal, como diz Warren Bennis: “O líder de sucesso é aquele que consegue transformar visão em realidade.”

TADEU, Hugo Ferreira Braga; DUARTE, André Luís de Castro Moura; CHEDE, Cezar Taurion. Transformação digital: perspectiva brasileira e busca da maturidade digital. Nova Lima, DOM: v.11, n.35 , p. 33, maio/ago. 2018.