Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS DE UMA CASA LOTÉRICA DE CAXIAS DO SUL (RS)
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Palavras Chave

Diagnóstico Organizacional, Recursos Humanos, Motivação, Teorias Motivacionais, Gestão de Pessoas
Organizational Diagnosis, Human Resources, Motivation, Motivational Theories, People Management

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - Juliano Vargas
Universidade de Brasília (UnB) - Departamento de Economia - FACE - Darcy Ribeiro
2 - Fernanda Finkler Selistre
Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) - Brasília
3 - Calusa Grendene Maculan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

As pessoas são o principal ativo das organizações, responsáveis pela conquista e manutenção de vantagens competitivas. Por isso, torna-se necessário a compreensão sobre como obter dos funcionários os seus mais altos níveis de participação e engajamento em qualquer empreendimento, assumindo que a motivação no ambiente de trabalho contribui para potencializar esses atributos. O objetivo do artigo é analisar os fatores motivacionais que estão ligados ao desempenho dos colaboradores de uma empresa lotérica da cidade de Caxias do Sul (RS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. A população alvo foram três colaboradores que atuam na empresa. Os resultados indicam que os aspectos capazes de gerar satisfação nos colaboradores e, consequentemente, a motivação no ambiente de trabalho, sobrepõem-se aos que os limitam. Com isso, foi possível considerar que os profissionais se encontram mais motivados e satisfeitos do que desmotivados na organização. Ademais, os dados revelaram que os quesitos considerados como desmotivadores referem-se à prática de políticas internas da empresa e não a fatores relativos ao próprio colaborador ou externos; sugerem-se estratégias pontuais para sua superação.
People are the main asset of organizations, responsible for the achievement and maintenance of competitive advantages. Therefore, it is necessary to understand how to obtain from employees the highest levels of participation and engagement in any enterprise, assuming that the motivation in the work environment helps to enhance these attributes. The objective of this article is to analyze the motivational factors related to the performance of the employees of a lottery company in the city of Caxias do Sul (RS). For that, a bibliographical and field research took place, with a qualitative approach. The target population was three employees who work in the business. The results indicate that aspects capable of generating employee satisfaction and, consequently, motivation in the work environment, overlap those that limit them. With this, it was possible to consider that the professionals are more motivated and satisfied than unmotivated in the organization. In addition, the observations revealed that the questions considered as demotivating refer to the practice of internal policies of the company and not to factors related to the collaborator or external ones; we suggest specific strategies for their overcoming.