3ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

Produção de sabão artesanal com óleo usado: reaproveitamento ambientalmente sustentável de resíduo de difícil descarte.
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Arci Dirceu Wastowski Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Melina de Souza Mota
Edilen Tamar Popsin Michels
Willame Tiago da Silva Sousa
David Douglas Gonçalves de Moraes

Instituição

Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW)

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

'Produção de sabão artesanal com óleo usado' é um projeto de extensão da UFSM-FW. Com objetivo de colaborar com municípios da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), na região do Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, no atendimento das demandas de suas comunidades por medidas de saúde pública para a prevenção, o controle e o enfrentamento de infecções, seu principal resultado foi o reaproveitamento ambientalmente sustentável de resíduo de difícil descarte e a principal conclusão dessa transformação sustentável de um produto usado em um produto novo e com outra utilidade no meio social para evitar seu descarte incorreto no meio natural -atividade inovadora de empreendedorismo de desenvolvimento sustentável que também ajuda os mercados a se moverem em direção a uma trajetória sustentável- foi o enriquecimento da consciência crítica dos estudantes envolvidos quanto às atitudes individuais e sociais voltadas para a conservação do meio ambiente e sua capacidade de atuação em, sobre e para este meio em sua totalidade -natural, social, política, econômica e cultural.

Palavras Chave

Sabão; Reaproveitamento; Meio-ambiente; Sustentabi


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 01:18

Parabéns pelo projeto que apresenta uma ideia simples mas muito relevante!

João Antônio Gomes Pereira - 19/11/2020 às 15:17

Parabéns pela iniciativa e retomar na universidade uma prática de muitas famílias, mas que tem na integração com a comunidade grande relevância.

Luciana Davi Traverso - 19/11/2020 às 11:14

Excelente projeto! Uma iniciativa simples, que não é inovadora, contudo é extremamente pertinente e relevante, especialmente no contexto pandêmico atual!!! Parabéns pelo projeto!