3ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

MAPEAMENTO DO ESPAÇO RURAL DO COREDE VALE DO JAGUARI
  Abrir Trabalho

Professor Coordenador

Nome
1 - michele faverzani martins Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Cristiano Martins Vieira
Gabriele Faverzani Martins
Jordan da Silva Rosa
Alicy Ferreira Lopes dos Santos

Instituição

Instituto Federal Farroupilha

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

O agronegócio é, hoje, um dos principais propulsores do desenvolvimento em nosso país, representando 21,4% do produto interno bruto, o que demonstra a importância do setor para a economia do Brasil. Um dos estados com maior participação na produção agropecuária é o Rio Grande do Sul (RS), sendo elemento extremamente representativo na produção do setor primário do país. Nesse contexto, encontra-se a microrregião do Vale do Jaguari, região com forte presença das atividades pecuárias e agrícolas na estrutura produtiva e na participação do PIB dos nove municípios que a compõe. Em 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), concluiu o Censo Agropecuário brasileiro, em que mapeou as características dos estabelecimentos rurais, o pessoal ocupado, e as atividades agrícolas e pecuárias. Tal estudo, levando em consideração a importância do setor primário para a economia regional, é fundamental para que haja um conhecimento profundo do espaço rural local. Assim, levando em consideração que a pesquisa censitária da instituição se deu de forma exaustiva, o presente trabalho utilizou os resultados apresentados pelo Censo como fonte das informações constantes neste estudo, no que se refere ao cumprimento do objetivo principal que é estabelecer o perfil dos produtores rurais do Corede Vale do Jaguari.

Palavras Chave

Agronegócio. Desenvolvimento Regional. Vale do Jag


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 00:44

Parabéns pelo trabalho!

Cristiane Krüger - 19/11/2020 às 09:06

Parabéns pelo escopo de pesquisa voltado aos espaços rurais, pesquisas neste setor devem ser fomentadas e divulgadas. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, inspiro os autores a, a partir do mapeamento realizado do COREDE Vale do Jaguari, aprofundar as pesquisas considerando variáveis como a continuidade da atividade rural (sucessão familiar), custos e resultados de produção e gestão da atividade rural.

LUCIANA FIGHERA MARZALL - 17/11/2020 às 23:15

Trabalho relevante, mostra a realidade da agricultura riograndense, que em sua grande maioria (75%), tem base familiar. Importantes dados são expostos, onde o conhecimento sobre a base da estrutura econômica do Estados do RS é exposta por meio de dados atuas e claros. Parabéns pelo trabalho.