3ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS DE FÁRMACOS: UMA REVISÃO SISTÊMICA DA APLICAÇÃO DO ECODESIGN
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - MARCELO CORREA DE SOUZA Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
ROBERTA RODRIGUES COELHO

Instituição

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas onde foram consultadas referências bibliográficas da área, artigos científicos publicados na plataforma Scielo, a Metodologia do Trabalho Científico, do autor Gilberto de Andrade Martins, a partir do viés qualitativo. Objetivando ampliar o conhecimento sobre a aplicação do ecodesign em embalagens fármacos, uma proposta baseada num estudo de caso, JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION 122 (2016) 252 E 265. A ferramenta de avaliação grade maturidade para o design ambientalmente consciente na indústria de dispositivos médicos. Verifica-se que a ferramenta pode promover mas não é por si só uma receita para um dispositivo médico ambientalmente perfeito.

Palavras Chave

Embalagem. Ecodesign. Farmaco


Comentários

Lucas Miranda Visnievski - 21/11/2020 às 15:44

Interessante! Achei legal que apesar de não ter sido comentado diretamente, a temática do trabalho lida com basicamente todos os conceitos envolvidos na Economia Circular, principalmente nos ideias de desenvolvimento de produto. Tratando, neste caso, a embalagem dos fármacos como um prestador de serviço ao usuário, além do próprio design facilitador para reutilização ou remanufatura.

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 00:50

Parabéns aos autores pelo trabalho! Apesar da relevância da proposta, sugiro complementar a revisão sistemática sobre ecodesign com propostas práticas corroborando com o objetivo da Expo Ecoinovar!