3ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

“Turma do Livro”: democratização e compartilhamento de conhecimento no Ensino Superior por meios digitais
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Grazielle Gonçalves da Fonseca Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Prof. Dr. Thiago Reis Xavier

Instituição

Universidade Federal de Santa Maria

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

O presente projeto, alicerçado em ações sustentáveis, no uso de tecnologia digital e na economia compartilhada, idealiza a criação de um aplicativo, denominado “Turma do Livro” com a finalidade de disponibilizar materiais didáticos e literários compartilhados nos espaços das Instituições de Ensino Superior (IES) em Santa Maria/RS. Com base no conceito da economia de compartilhamento, a proposta se estrutura nos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social. A economia do compartilhamento foca em projetos com foco em ações de troca, partilha, venda ou compra de qualquer produto ou serviço para satisfazer as carências das pessoas, não somente realizada pelo ganho de dinheiro, mas sim no benefício de todos os envolvidos no negócio (SEBRAE, 2017). Esse paradigma econômico tem cada vez mais se consolidado ao redor do mundo, sendo o Brasil “identificado como o país com o maior número de iniciativas desse tipo, com 32% do total da região, seguido pelo México, Argentina e Peru” (SEBRAE, 2017, p. 26). Neste sentido, o projeto tem como objetivo propor a criação de um aplicativo para intermediar vendas, trocas, doações de livros, apostilas, materiais didáticos e literários em geral, usados ou não.

Palavras Chave

Tecnologia, Sustentabilidade e negócio


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 00:59

Parabéns pelo trabalho! Proposta atual e relevante!

Tiago Zardin Patias - 19/11/2020 às 11:58

Muito interessante e uma ideia bem legal. Parabéns. Fiquei curioso para ver o aplicativo, se já existe. Ou senão, um esboço. Sucesso.

Felipe Cavalheiro Zaluski - 17/11/2020 às 10:38

Parabéns aos autores (as) pelo trabalho! É um projeto muito interessante e está bem articulado com as bases da economia compartilhada e tecnologias.