3ª Expo Ecoinovar

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE E A SUA IMPORTÂNCIA NAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES RIBEIRINHOS DA RESEX CUNIÃ NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Responsável pela submissão

Demais Integrantes

Nome
Sandra Santos da Costa
Josélia Fontenele Batista
Natália Índia Silva Lopes
Jéssica Dos Santos Rioja Barrozo

Instituição

IFRO

Tipo de Ensino

Público

Categoria

Ensino Superior

Reumo

O século XX foi ápice de grandes impactos no meio ambiente mundialmente em virtude da produção em massa e da sociedade capitalista industrial alicerçada no consumo desenfreado, além da utilização dos recursos naturais sem limites. Nesse sentido, a responsabilidade socioambiental depende da consciência da sociedade, buscando novas maneira de impactar menos o meio ambiente (DERMAJOROVIC, 2001; RAUTER et al., 2019). Neste cenário, a partir da compreensão de que a cultura faz parte da totalidade humana e que partir dela, são materializadas suas práticas e técnicas é proposto o projeto que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do tripé da sustentabilidade na Resex Cuniã na Amazônia Ocidental. Destarte, tem-se como objetivos específicos: (1) Resgatar a história e a identidade local do Cuniã; (2) Apresentar aos alunos da RESEX Cuniã insights sobre a importância da Educação Ambiental; e por fim (3) Apresentar a importância da preservação e conservação da Fauna e Flora local e sua importância na preservação da RESEX na Amazônia Ocidental. Visando alcançar o objetivo proposto, o projeto está estruturado por oficinas que abordarão distintas temáticas com vigência em novembro e serão divididos em encontros semanais com os alunos ribeirinhos do Cuniã via meet, sendo cada encontro de 2 horas e contará com o auxílio do Diretor da Escola na Resex Cuniã e professores colaboradores do Cuniã como também do Curso Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional Tecnológica na modalidade à distância UAB/IFRO explanando sobre distintas temáticas relacionadas ao cerne da sustentabilidade e da identidade local. O Diretor do Cuniã auxiliará no gerenciamento das atividades na Resex e os demais colaboradores participarão auxiliando no desenvolvimento das oficinas sendo os temas: História e identidade local do Cuniã, Educação Ambiental, A Biodiversidade Regional: Fauna, Flora e por fim, as sapiências culturais: a importância das ervas medicinais do Cuniã.

Palavras Chave

Sustentabilidade, Amazônia, Resex Cuniã


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 01:04

Excelente projeto que visa conscientizar os alunos sobre a importância do tripé da sustentabilidade na Resex Cuniã na Amazônia Ocidental. Muito didática a apresentação! Parabéns!

Claudete Marques das Neves - 19/11/2020 às 16:41

Parabéns pelo projeto. Excelente abordagem e atualmente de grande relevância.

Rosa Martins Costa Pereira - 19/11/2020 às 14:29

Excelente trabalho! Metodologia envolvente e participativa! Muito relevante socialmente! Parabéns!!!

Cristiano Sausen Soares - 19/11/2020 às 12:43

Parabéns aos autores pelo trabalho! A valorização da cultura local e os saberes da comunidades são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, Da mesma forma, percebe-se que o projeto fortalece a integração da instituição de ensino e a sociedade.

Rodrigo Monteiro - 19/11/2020 às 12:02

Sensacional!

Luis Felipe Dias Lopes - 17/11/2020 às 13:54

parabéns pelo projeto... de grande impacto social...

NUVEA KUHN - 17/11/2020 às 09:46

O tema é de suma importância, principalmente à medida que busca sensibilizar os estudantes a respeito da sustentabilidade local. Parabéns!