O século XX foi ápice de grandes impactos no meio ambiente mundialmente em virtude da produção em massa e da sociedade capitalista industrial alicerçada no consumo desenfreado, além da utilização dos recursos naturais sem limites. Nesse sentido, a responsabilidade socioambiental depende da consciência da sociedade, buscando novas maneira de impactar menos o meio ambiente (DERMAJOROVIC, 2001; RAUTER et al., 2019).
Neste cenário, a partir da compreensão de que a cultura faz parte da totalidade humana e que partir dela, são materializadas suas práticas e técnicas é proposto o projeto que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do tripé da sustentabilidade na Resex Cuniã na Amazônia Ocidental. Destarte, tem-se como objetivos específicos: (1) Resgatar a história e a identidade local do Cuniã; (2) Apresentar aos alunos da RESEX Cuniã insights sobre a importância da Educação Ambiental; e por fim (3) Apresentar a importância da preservação e conservação da Fauna e Flora local e sua importância na preservação da RESEX na Amazônia Ocidental.
Visando alcançar o objetivo proposto, o projeto está estruturado por oficinas que abordarão distintas temáticas com vigência em novembro e serão divididos em encontros semanais com os alunos ribeirinhos do Cuniã via meet, sendo cada encontro de 2 horas e contará com o auxílio do Diretor da Escola na Resex Cuniã e professores colaboradores do Cuniã como também do Curso Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional Tecnológica na modalidade à distância UAB/IFRO explanando sobre distintas temáticas relacionadas ao cerne da sustentabilidade e da identidade local. O Diretor do Cuniã auxiliará no gerenciamento das atividades na Resex e os demais colaboradores participarão auxiliando no desenvolvimento das oficinas sendo os temas: História e identidade local do Cuniã, Educação Ambiental, A Biodiversidade Regional: Fauna, Flora e por fim, as sapiências culturais: a importância das ervas medicinais do Cuniã.