4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

SMART WINDOW: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM USO DA PLATAFORMA ARDUINO VOLTADA À INOVAÇÃO E À SUSTENTABILIDADE
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Diego Dorneles Goulart
Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) - Lab Elétrica - Curso de EletroMetalMecânica

Professor Colaborador

Nome
Sérgio Renato de Ávila Costa
Sandro Henrique Garcia Bandeira

Autores

Nome
Gabriel Schultz Rodrigues
Gabriel Silva dos Santos
Ana Luísa Gabriel da Cunha
João Vitor Flores das Chagas

Escola

EMAI - Escola Municipal de Aprendizagem Industrial

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Técnico

Reumo

Este trabalho pretende dar continuidade ao Projeto de Ensino de inserção da Automação (Residencial e Industrial), através da aplicação da Plataforma ARDUINO no âmbito da Educacional Profissional, realizado na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), em Santa Maria/RS, visando incrementar o desenvolvimento do pensamento intelectual, do trabalho em grupo, do raciocínio lógico e da formação plena dos estudantes. Objetivo Principal é desenvolver um acionamento automatizado e inteligente para fechamento de janelas (Smart Window), no momento que começar a chover, aplicando conceitos de Smart Home associados à Plataforma ARDUINO. Este projeto visar proporcionar um maior bem-estar às pessoas em relação aos dias de chuva, uma vez que, quando essa acontecer, e se houver uma janela de casa aberta, sem que ninguém possa fechá-la, poderão ocorrer transtornos como o alagamento da residência e até mesmo queima de aparelhos elétricos. E ao vivenciar-se a Metodologia de Pesquisa-Ação (planejamento, ação, observação e replanejamento), deve-se ocupar com a reflexão das práticas educacionais participativas, buscando-se encaminhar a pesquisa integrada com a ação, visando à conscientização dos envolvidos no contexto real para transformá-lo. (MION e DE BASTOS, 2001). Dentre os Principais Resultados e Conclusões, já observados e esperados com o desenvolvimento do projeto Smart Window, destacam-se como relevantes os seguintes aspectos: 1) Inovação: a) o projeto é inovador, por não haver em Santa Maria/RS o registro de qualquer dispositivo comercial (e de baixo custo), usando a Plataforma ARDUINO (ou seja, que feche automaticamente uma janela de uma casa, através do sinal de um sensor, quando a chuva for iminente); 2) Sustentabilidade e Empreendedorismo: Também o projeto contribuirá para a difusão de conhecimento relacionando-as estas novas tendências tecnológicas inteligentes com temas de Sustentabilidade e de Empreendedorismo em novos trabalhos integrados na EMAI ou parcerias.

Palavras Chave

Smart Window; ARDUINO; Educação, Inovação.


Comentários

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:01

Parabéns pelo trabalho!! Muito legal!

Isabel Milena Lopes Da Silva - 19/11/2020 às 07:28

Parabéns pelo trabalho

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 01:39

Parabéns pelo projeto, apresenta uma excelente solução inovadora (SMART WINDOW) a partir da aplicação da Plataforma ARDUINO no âmbito da Educacional Profissional. O resumo está bem estruturado, a apresentação foi clara e o aluno demonstrou conhecimento do tema, a baixa qualidade do vídeo não comprometeu a apresentação. Sugiro que os alunos avancem na transformação desta ideia em inovação, para termos a comercialização desta importante solução. Parabéns!

SANDRA MARA CAMARGO RIGHI - 18/11/2020 às 22:38

Parabéns ???????????????????? a todos os envolvidos! Ótimo trabalho! Rede Municipal de Ensino fez a diferença bem 2020.

Carlos Gilbert Conte Filho - 18/11/2020 às 21:34

Parabéns pelo trabalho.

Other - 18/11/2020 às 19:59

Ótimo projeto. Parabéns para a equipe.

Luis Felipe Dias Lopes - 17/11/2020 às 13:34

O trabalho tem excelente impacto tecnológico e social. Parabéns.

João Antônio Gomes Pereira - 17/11/2020 às 12:03

O trabalho apresenta os elementos solicitados pela mostra e seu conteúdo é relevante e seu desenvolvimento e implementação de grande aproveitamento para as edificações, particularmente em situações de vendavais. Observa-se a capacidade de síntese diante de proposta que requer detalhes técnicos, a apresentação no vídeo foi clara e conteve os objetivos, metodologia, resultados, não obstante, sem muita qualidade visual compreensível em função da situação econômica nacional. A proposta tem criatividade e inovação relevância social ambiental e tecnológica por sua aplicabilidade.