4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

Resíduos eletrônicos: do lixo para o uso sustentável com geração de renda.
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - José Francisco Zavaglia Marques
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Professor Colaborador

Nome

Autores

Nome
Nickchaela Holkem Jornada
Guilherme Alves
Leonardo Bressa
Leonardo Pozzobon Aita

Escola

Colégio Marista Santa Maria

Tipo de Ensino

Privada

Categoria

Ensino Médio

Reumo

Os resíduos eletrônicos são provenientes de materiais de origem inorgânica e são também conhecidos pela sigla RAEE (Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos). Sendo eles, computadores, teclados, celulares e entre outros. No entanto, por serem derivados de metais pesados como cobre, mercúrio, e berílio, seu descarte gera muitas implicações em função do seu alto risco de poluição ao meio ambiente. Além disso, o contato com esse material pode ocasionar diversas doenças nos animais entre eles os seres humanos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), países subdesenvolvidos são o destino de 80% do lixo eletrônico de nações ricas. Reafirmando ainda mais o contraste das relações mundiais. No Brasil, segundo dados do site Estadão (2014), o país é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. Sendo que grande parte da população brasileira não tem acesso à informação de como lidar com esse problema. A pergunta investigativa deste trabalho foi “De que forma o reuso dos resíduos eletrônicos podem contribuir para a renda das pessoas? Para buscar possíveis soluções, o grupo de estudantes do 3 º ano do Ensino Médio, elaborou os seguintes objetivos: reutilizar os resíduos eletrônicos de forma com que eles se tornem útil e sustentáveis, realizar uma campanha para arrecadar resíduos eletrônicos no colégio e entrevistar a comunidade para obter informações sobre o comportamento em relação ao descarte dos resíduos sólidos eletrônicos.

Palavras Chave

Eletrônicos; Meio ambiente; Sociedade


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 20/11/2020 às 00:37

Parabéns! Excelente projeto ao tratar dos resíduos eletrônicos para geração de renda!

Leonardo Bressa - 19/11/2020 às 16:09

Em resposta ao Tiago: Sim, é possível expandir o trabalho para as comunidades no decorrer do desenvolvimento do projeto!

Marta Olívia Rovedder de Oliveira - 19/11/2020 às 14:34

Parabéns, pelo trabalho!

Tiago Zardin Patias - 19/11/2020 às 11:50

Uma excelente ideia. Além dos aspectos ambientais, seria possível difundir esta ideia na comunidade, incentivando o surgimento de alguma entidade/empresa que faça este trabalho em escala e gere possível renda?