Resumo

Título do Artigo

INTEGRANDO ESG E UNIVERSIDADES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ESG; Universidade; Estudo Bibliográfico.
ESG; University; Bibliographic Study.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sara Schafer Segatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
2 - Andréa Oliveira da Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

O termo ESG foi citado pela primeira vez em 2004, em uma reunião da ONU, ganhando relevância no âmbito acadêmico e empresarial, abordando os critérios relacionados ao ambiente, sociedade e governança. Pode ser aplicado a todos os tipos de organizações, tanto privadas como públicas, independente do porte e do setor. Desta forma, as universidades desempenham um papel fundamental para o ESG, uma vez que possuem o foco em formar profissionais e desenvolver o conhecimento.
Como se desenvolve a relação entre ESG e Universidades? Para responder a esta pergunta, o presente artigo tem como objetivo verificar a relação entre ESG e Universidades por meio de um estudo bibliográfico. Para isso, foram analisados os artigos publicados na base de dados Web of Science (WoS), sem restrição de período.
O ESG é uma prática de inovação em sustentabilidade, que aborda questões de RSC incorporando conceitos de governança corporativa. A ABNT PR 2030 trouxe orientações sobre ESG e informa que os três eixos do conceito até podem ser considerados de forma individual, mas o ideal é que sejam interligados. Já as IES são vistas como formadoras de pessoas preocupadas com questões ambientais, além de ser de exemplo prático de gestão sustentável. Contudo, a relação entre ESG e IES tem sido negligenciada, bem como o impacto e a importâncias das universidades no desenvolvimento e conhecimento sobre a área.
Este artigo caracteriza-se como de natureza descritiva, abordagem qualitativa, do tipo estudo bibliográfico. A base de dados utilizada para a realização deste estudo foi a Web of Science, com os seguintes descritores, nos títulos, palavras-chave e ou resumos: “environmental, social and governance” AND “universit*”. A pesquisa ocorreu no dia 29 de agosto de 2023, com o período de 1960 até dia 31 de julho de 2023 e apenas artigos em inglês. A busca resultou em 19 artigos.
Como resultado, encontrou-se 19 artigos, deste, 18 foram acessados e a maioria não abordou a relação de temas pesquisados, sendo que somente 3 relacionaram os tópicos, todos de 2022. O artigo de Huang et al. (2022) desenvolveu um instrumento sobre a implementação de ESG em universidades da Indonésia. Já o de Chan e Hsieh (2022), abordou como o ESG pode auxiliar a atrair alunos em universidades taiwanesas, em época de baixa taxa de natalidade. Por último, o de Lima et al (2022) elaborou uma revisão sistemática de literatura sobre ESG em universidades da América Latina.
Após a busca dos artigos e leitura detalhada dos mesmos, percebeu-se que, apesar da relevância do tema, apenas três artigos relacionavam ESG e universidades. Assim, a literatura examinada oferece uma visão abrangente das abordagens relacionadas ao ESG nas universidades e em outras esferas. Enquanto alguns estudos exploram a integração do ESG no ensino superior e sua relação com a sustentabilidade, outros investigam as implicações do ESG no mercado de ações e em setores industriais específicos, fornecendo insights sobre pesquisas futuras.
CHAN, Y.K.; HSIEH, M.Y. An Empirical Study on Higher Education C-ESG Sustainable Development Strategy in Lower-Birth-Rate Era. Sustainability. 2022. HUANG, P.B.; et al. Using Modified Delphi Study to Develop Instrument for ESG Implementation: A Case Study at an Indonesian Higher Education Institution. Sustainability. 2022. LIMA, C.S.; et al. Towards sustainable development: a systematic review of the past decade’s literature on the social, environment and governance and universities in Latin America. International Journal of Sustainability in Higher Education. Emerald Publishing Limited. 2022.