Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES REFERENTE AO COMPLIANCE NOS DIFERENTES NÍVEIS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instituição financeira; compliance; compliance bancário.
Financial institution; compliance; banking compliance.

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - POLIANA TAISA MARTINS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Ijui
2 - Eusélia Paveglio Vieira

Reumo

O objetivo do estudo consiste em analisar o entendimento do compliance dos colaboradores nos diferentes níveis em uma Instituição Financeira, propondo programas de qualificação que impactam no desempenho da organização. Compliance é estar absolutamente em linha com normas, regulamentações internas e externas, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio, promovendo uma cultura organizacional ética entre os colaboradores. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e com análise descritiva, com a adoção de um questionário aplicado aos colaboradores da instituição financeira. O estudo revela que ambas as categorias de colaboradores (gestores e operacional das agências) compreendem de maneira geral o propósito e os riscos da não utilização do compliance, entretanto se faz necessário uma abordagem do assunto de maneira mais efetiva, onde todos tenham pleno conhecimento do que é, como se aplica, e principalmente o motivo da existência do compliance buscando uma cultura organizacional ética e a longevidade da instituição. Dessa forma, conclui-se que os preceitos de conformidade devem ser incutidos em todos os níveis organizacionais de maneira igualitária para que o compliance da instituição atinja seus objetivos.
The objective of the study is to analyze the understanding of compliance of employees at different levels in a Financial Institution, proposing qualification programs that impact the organization's performance. Compliance is being absolutely in line with norms, internal and external regulations, policies and guidelines established for the business, promoting an ethical organizational culture among employees. The methodology used was a qualitative, bibliographical research with descriptive analysis, with the adoption of a questionnaire applied to the employees of the financial institution. The study reveals that both categories of employees (managers and branch operations) generally understand the purpose and risks of not using compliance, however it is necessary to approach the subject more effectively, where everyone has full knowledge of the which is, as it applies, and mainly the reason for the existence of compliance seeking an ethical organizational culture and the longevity of the institution. Thus, it is concluded that the compliance precepts must be instilled at all organizational levels in an equal way so that the institution's compliance achieves its goals.