Resumo

Título do Artigo

O CRESCIMENTO DA PLATAFORMA DE LIVE STREAMING TWITCH TV NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pandemia; Produção de Conteúdo; Twitch; Jogos Eletrônicos
Pandemic; Content Production; Twitch; Electronic games

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto nos negócios

Autores

Nome
1 - Gustavo Bonin Gava
Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Vinícius Figueiredo Silva
Universidade de Brasília (UnB) - Campus Darcy Ribeiro

Reumo

O período que se estende entre o fim de 2019 e os meses que se seguem do ano de 2021 demarca um dilema histórico sem precedentes ao século XXI. A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), cujo primeiros casos começaram a se espalhar a partir da província chinesa de Wuhan, gerou mudanças significativas que extrapolam a esfera econômica e representam um novo desafio de sociabilidade. Com o passar das semanas e o aumento dramático do número de casos, eventos começaram a ser cancelados ou suspensos. Espetáculos e grandes campeonatos esportivos como as Olimpíadas de Tóquio foram adiados e governos voltaram suas atenções às recomendações de prevenção feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, a pandemia mudou o cenário de como os cidadãos vivem suas vidas no dia a dia. Com milhões sendo infectados e centenas de milhares perdendo suas vidas devido ao vírus em todo o mundo, grande parte dos países foi forçada a praticar o isolamento social para evitar a propagação da doença. No Brasil, mesmo com dificuldades impostas pela carência de uma coordenação centralizada no Governo Federal e pelo seu Ministério da Saúde, vários estados e municípios decretaram o isolamento social como medida de prevenção à pandemia. Essa determinação sanitária alterou profundamente a rotina de grande parcela da população brasileira, até porque, diferentemente do período anterior, trabalhar e/ou estudar em casa tornou-se a norma. O objetivo deste artigo é analisar o crescimento e o desenvolvimento da plataforma de live streaming Twitch TV no Brasil entre o início da pandemia até o mês de agosto de 2021.O estudo pretende fornecer bases para a compreensão do comportamento dos consumidores brasileiros referente aos serviços de live streaming, com a contextualização da pandemia e das mudanças decorrentes desse período, apontando para o futuro dessas novas formas de entretenimento.
The period between the end of 2019 and the following months of the year 2021 marks a historical dilemma unprecedented for the 21st century. The pandemic caused by the new coronavirus (COVID-19), whose first cases began to spread from the Chinese province of Wuhan, generated significant changes that go beyond the economic sphere and represent a new sociability challenge. As the weeks passed and the number of cases increased dramatically, events began to be canceled or suspended. Shows and major sporting championships such as the Tokyo Olympics were postponed and governments turned their attention to the prevention recommendations made by the World Health Organization (WHO). Thus, the pandemic changed the landscape of how citizens live their daily lives. With millions being infected and hundreds of thousands losing their lives to the virus around the world, most countries have been forced into social isolation to prevent the spread of the disease. In Brazil, even with difficulties imposed by the lack of centralized coordination in the Federal Government and its Ministry of Health, several states and municipalities decreed social isolation as a measure to prevent the pandemic. This sanitary determination profoundly changed the routine of a large portion of the Brazilian population, not least because, unlike the previous period, working and/or studying at home became the norm. The purpose of this article is to analyze the growth and development of the Twitch TV live streaming platform in Brazil between the beginning of the pandemic and the month of August 2021. live streaming, with the contextualization of the pandemic and the changes resulting from that period, pointing to the future of these new forms of entertainment.