Resumo

Título do Artigo

O ASPECTO MOTIVACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
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Palavras Chave

Motivação, pandemia, teoria dos dois fatores, hierarquia das necessidades
Motivation, pandemic, two-factor theory, hierarchy of needs

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
2 - Raphael Schott Lermen

Reumo

A percepção dos fatores motivacionais dentro das organizações se mostra como fator determinante pois por meio destes os gestores conseguem entender melhor de que forma manter seus colaboradores motivados e com isso ganhar qualidade de vida no trabalho bem como uma maior produtividade. Com o início da pandemia do Corona Vírus, foi percebido que a motivação foi fortemente afetada em função do distanciamento social, com isso, surge a necessidade de adaptação dos locais de trabalho bem como, a transição para alternativas como o home office. Deste modo, o trabalho a seguir utilizou de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos de Frederick Herzberg e Abraham Maslow e um questionário de cunho qualitativo/ quantitativo para levantamento dos dados; foram recebidas 69 respostas, e após o apuramento dos dados percebeu-se que a pandemia de Corona Vírus trouxe uma alteração da percepção das pessoas quanto aos fatores motivacionais e higiênicos da teoria clássica. Desta maneira, a pesquisa se justifica pela melhor compreensão destas diferentes percepções, a fim de que estes resultados possam ser utilizados para implementação de soluções que aumentem o nível de motivação dos colaboradores durante a pandemia.
The perception of motivational factors within organizations is shown as a determining factor because through these, managers can better understand how to keep their employees motivated and thus gain quality of life at work as well as greater productivity. With the beginning of the Corona Virus pandemic, it was noticed that the motivation was strongly affected due to the social distance, with this, the need to adapt the workplace as well as the transition to alternatives such as the home office arises. Thus, the following work used a bibliographical research, based on the studies of Frederick Herzberg and Abraham Maslow and a qualitative/quantitative questionnaire for data collection; 69 responses were received, and after data collection it was noticed that the Corona Virus pandemic brought about an alteration in people's perception of the motivational and hygienic factors of the classical theory. Thus, the research is justified by the better understanding of these different perceptions, so that these results can be used to implement solutions that increase the level of motivation of employees during the pandemic.