Resumo

Título do Artigo

A OPINIÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pandemia, aulas remotas, alunos, análise exploratória, análise multivariada
Pandemic, remote classes, students, exploratory analysis, multivariate analysis

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Valentina Wolff Lirio
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCNE
2 - FERNANDO JOSE MONTEIRO DE ARAUJO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Fernando de Jesus Moreira Junior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Estatística

Reumo

Em decorrência da pandemia da COVID-19, a paralisação das aulas presenciais fez com que as instituições tivessem que adequar os cursos ao ensino remoto. O presente trabalho tem como objetivo analisar a opinião dos alunos de graduação do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, acerca de diversos fatores que estão relacionados as aulas remotas. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário eletrônico, elaborado no Google Docs, e enviado por e-mail aos alunos. As análises dos dados foi feita por meio de uma análise exploratória dos resultados e análise multivariada (Análise Fatorial Exploratória (AFE)). Concluímos que alguns estudantes adaptaram-se as aulas remotas sem grandes problemas e tiveram um auxílio maior de professores e uma maior facilidade para compreender conteúdos e realizar atividades/provas. Todavia, a maioria dos universitários encontraram alguma dificuldade nesse período da pandemia. Com a AFE, foi obtido 2 fatores que resumiram as 10 questões em escala likert, utilizadas na análise. O primeiro fator foi chamado de “Autoavaliação do aprendizado” e o segundo fator de “Percepção dos alunos sobre as aulas remotas”.
As a result of the COVID-19 pandemic, the interruption of in-person classes meant that institutions had to adapt courses to remote learning. This work aims to analyze the opinion of undergraduate students at the Center for Natural and Exact Sciences (CCNE) at UFSM, about several factors that are related to remote classes. Data collection was performed using an electronic questionnaire, created in Google Docs, and sent to students by e-mail. Data analysis was performed through an exploratory analysis of the results and multivariate analysis (Exploratory Factor Analysis (EFA)). We concluded that some students adapted to remote classes without major problems and had greater help from teachers and greater ease in understanding content and carrying out activities/tests. However, most university students encountered some difficulty during this period of the pandemic. With the EFA, two factors were obtained that summarized the ten questions on a Likert scale used in the analysis. The first factor was called “Self-evaluation of learning” and the second factor was “Student's perception of remote classes”.