Resumo

Título do Artigo

ESTIMULANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS A PARTIR DA HORTA ESCOLAR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Alimentação saudável; Interdisciplinaridade; Aprendizagem significativa.
Healthy eating; Interdisciplinarity; meaningful learning

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Janete Webler Cancelier
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCR
2 - Helena Maria Beling
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas

Reumo

O artigo apresenta as ações desenvolvidas a partir de um Projeto de extensão, cujo objetivo se embasa na construção de hortas escolares/comunitárias, utilizando espaços ociosos para a produção de hortaliças, verduras e legumes, objetivando construir práticas sustentáveis de produção de alimentos que promovam a vida saudável, a valorização da natureza e a inserção de hábitos alimentares saudáveis. As atividades ocorreram no ano de 2019 na escola de ensino fundamental João Frederico Sanegnago localizada no município de Silveira Martins/RS. A estratégia adotada foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. O Projeto Horta na Escola se constitui enquanto instrumento didático – educativo, possibilitando um processo de ensino significativo e uma aprendizagem efetiva a partir da relação entre conteúdos e práticas desenvolvidas. Como resultado, observa-se que atividades práticas realizadas no âmbito do espaço escolar, como o cultivo das verduras e legumes, estimula o interesse dos alunos, auxiliando no processo ensino-aprendizagem e na constituição de cidadãos conscientes perante as demandas socioambientais do cotidiano local.
The article presents the actions developed from an extension project, whose objective is based on the construction of school/community gardens, using idle spaces for the production of vegetables, greens and legumes, aiming to build sustainable food production practices that promote the healthy life, the appreciation of nature and the inclusion of healthy eating habits. The activities took place in 2019 at the João Frederico Sanegnago elementary school located in the municipality of Silveira Martins/RS. The strategy adopted was the use of the inductive method, with a qualitative approach. The Horta na Escola Project is a didactic and educational tool, enabling a significant teaching process and effective learning based on the relationship between content and developed practices. As a result, it is observed that practical activities carried out within the school environment, such as the cultivation of vegetables, stimulate the interest of students, assisting in the teaching-learning process and in the constitution of citizens who are aware of the social and environmental demands of the local daily life.