Resumo

Título do Artigo

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA COMO ESTRATÉGIA ADMINISTRATIVA E GERENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO PÚBLICO-PRIVADA VOLTADA PARA A SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

A Pandemia. Responsabilidade Social e Econômica. Gestão Pública e Privada e Políticas de Desenvolvimento da Sociedade Pós-Pandemia.
The Pandemic. Social and Economic Responsibility. Public and Private Management and Development Policies of the Post-pandemic Society.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto na Saúde

Autores

Nome
1 - Jose Roberto Gamba
UNIDRUMMOND - Penha - Tatuapé
2 - João Galdino da Silva Neto
UNIP - Universidade Paulista - Chácara Santo Antônio
3 - Luciano Ialharim Caricol
4 - ROSA MARIA MAIA DE OLIVEIRA

Reumo

A presente pesquisa buscou sistematizar o conceito e a função da responsabilidade social e econômica como requisitos fundamentais a serem trabalhados no período pós-epidemia, seja por parte das entidades públicas, seja das entidades privadas. Este estudo visou demonstrar a atuação e postura dessas entidades, assim como das políticas criadas e desenvolvidas para atender a população, tendo em vista as estratégias utilizadas pela administração na gestão gerencial dos novos projetos, como meios que facilitem a socialização das pessoas, das empresas e dos governos diante da globalização e dos avanços tecnológicos, usando como parâmetro a realização de parcerias e estratégias com todos os setores da sociedade, na busca da permanência do trabalhador no mercado, por meio de ações sociais amparadas pelo Estado, pelas Organizações Privadas e Não Organizacionais. O desenvolvimento deste artigo revelou o que tem motivado o setor empresarial e governamental a investir nas relações com a sociedade para que seja reconhecido, não apenas pelo potencial econômico, mas pela conscientização e ética galgadas em suas ações, pela publicação espontânea de seus Balanços Sociais, pela implementação de normas técnicas de qualidade, criação de cursos de especialização, busca de sustentabilidade e sucesso econômico empresarial, preparando seus colaboradores para as novas necessidades advindas das mudanças ocorridas nos processos durante a pandemia, antecipando em muito as novas funções solicitadas e requeridas pelas empresas e entidades públicas ou privadas. As questões discutidas e comentadas, buscaram compreender: qual o futuro do Estado e do mercado diante dessas mudanças? É possível gerar emprego para essa população que hoje se encontra excluída do mercado de trabalho? Os atuais modelos de gestão darão conta de responder às demandas sociais futuras? Como ficarão as relações público-privadas no pós-pandemia? O que pode mudar nas relações de trabalho, produção, distribuição de renda?
This research sought to systematize the concept and function of social and economic responsibility as fundamental requirements to be worked on in the post-epidemic period, whether by public or private entities. This study aimed to demonstrate the performance and posture of these entities, as well as the policies created and developed to serve the population, in view of the strategies used by the administration in the management of new projects, as means to facilitate the socialization of people, companies and of governments in the face of globalization and technological advances, using as a parameter the establishment of partnerships and strategies with all sectors of society, in the pursuit of the worker's permanence in the market, through social actions supported by the State, by Private and Non-Organizational Organizations . The development of this article revealed what has motivated the business and government sector to invest in relations with society so that it is recognized, not only for its economic potential, but for the awareness and ethics raised in its actions, through the spontaneous publication of its Social Balance Sheets, by implementing technical quality standards, creating specialization courses, seeking sustainability and business economic success, preparing its employees for the new needs arising from changes in processes during the pandemic, greatly anticipating the new functions requested and required by companies and public or private entities. The questions discussed and commented on sought to understand: what is the future of the State and the market in view of these changes? Is it possible to generate employment for this population that is currently excluded from the labor market? Will current management models be able to respond to future social demands? How will public-private relations be in the post-pandemic? What can change in the labor relations, production, income distribution and consumption of the post-pandemic society?