Resumo

Título do Artigo

Competências Gerenciais em Instituição de Ensino Superior: estudo no Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), em Minas Gerais.
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Palavras Chave

Competências Gerenciais, Instituição de Ensino Superior, Ensino Privado
Managerial Competencies, Institution of Higher Education, Private Education

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Élio Soares Ribeiro
Faculdades Pedro Leopoldo - MPA
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Faculdades Pedro Leopoldo - Campus Dr. Lund
3 - Domingos Antônio Giroletti
Faculdades Pedro Leopoldo - Campus Dr. Lund

Reumo

Esta artigo teve por objetivo geral analisar as competências gerenciais requeridas no Centro Universitário FIPMoc, em Minas Gerais. Trata-se de pesquisa descritiva que envolveu a análise de dados quantitativos e qualitativos. O referencial teórico fundamenta-se em autores que discutem a abordagem da competência e o ensino superior no país. Utilizou-se o modelo analítico proposto por Quinn, Faerman, Thompson & McGrath (2003) sobre competências gerenciais. A pesquisa envolveu 17 gestores, sendo três diretores, o coordenador do Canal de Ensino e Aprendizagem Digital (CEAD) e 13 coordenadores de cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico via plataforma Google docs e realização de entrevista semiestruturada. Foram obtidos 17 questionários válidos e realizadas cinco entrevistas com duração média de 30 minutos. O conteúdo foi gravado e transcrito com o consentimento dos entrevistados. Os dados quantitativos apurados na pesquisa foram tratados por meio de estatística descritiva com utilização do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. os resultados indicaram que as competências requeridas do corpo diretivo são aderentes ao modelo de Quinn et al. (2003) e têm sido desenvolvidas por meio de um complexo processo que integra iniciativas institucionais e individuais. Trata-se de empreitada que se reveste de complexidade e envolve diversos desafios. Observou-se o envolvimento do corpo diretivo na busca de alternativas capazes de fomentar a construção das competências gerenciais requeridas e a ampliação do potencial inovativo da instituição cuja contribuição tem sido significativa para o desenvolvimento econômico e social da região.
This article had as a general objective to analyze the managerial competencies required at Centro Universitário FIPMoc, in Minas Gerais. This is a descriptive research that involved the analysis of quantitative and qualitative data. The theoretical framework is based on authors who discuss the competence approach and higher education in the country. The analytical model proposed by Quinn, Faerman, Thompson & McGrath (2003) on managerial competencies was used. The research involved 17 managers, including three directors, the coordinator of the Digital Teaching and Learning Channel (CEAD) and 13 coordinators of undergraduate courses. Data collection was carried out through an electronic questionnaire via the Google docs platform and a semi-structured interview. Seventeen valid questionnaires were obtained and five interviews with an average duration of 30 minutes were carried out. The content was recorded and transcribed with the consent of the interviewees. The quantitative data found in the research were treated using descriptive statistics using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Qualitative data were subjected to content analysis. the results indicated that the competencies required of the governing body are adherent to the model by Quinn et al. (2003) and have been developed through a complex process that integrates institutional and individual initiatives. It is a complex undertaking that involves several challenges. The involvement of the governing body in the search for alternatives capable of fostering the construction of the required managerial competencies and the expansion of the institution's innovative potential was observed, whose contribution has been significant for the economic and social development of the region.