Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TELETRABALHO NA UNIPAMPA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE SEUS SERVIDORES.
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Palavras Chave

Qualidade de Vida, Teletrabalho, Pandemia
Quality of Life, Telework, Pandemic

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Geise Loreto Laus Viega
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
2 - Ricardo Elias dos Santos Scholz
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
3 - Carolina Freddo Fleck
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

Desde março de 2020 o mundo mudou de perspectiva. A pandemia da COVID-19 obrigou as pessoas a rever rotinas, inclusive, no trabalho, uma vez que uma boa parte das pessoas segue em Home Office. Os debates que unem as questões associadas a qualidade de vida no trabalho, investigando especificamente o teletrabalho, são recentes e definem essa relação como um processo de produzir com qualidade, sendo o trabalho realizado fora das dependências físicas da organização, com o uso de tecnologias da comunicação e informação, possibilitando satisfação, realização pessoal e profissional (ANDRADE, 2020). Na UNIPAMPA o teletrabalho foi adotado como medida preventiva a Covid-19, ou seja, foi uma ação de caráter emergencial. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos servidores da UNIPAMPA sobre a qualidade de vida no trabalho remoto, durante o período da pandemia. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa. O método utilizado foi o Survey e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 39 questões adaptado da Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho de Andrade (2020). A pesquisa teve como público-alvo os 1787 servidores da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sendo que, pelo cálculo da amostra seriam necessários 317 respondentes, no entanto, a pesquisa atingiu 419 respostas sendo validadas 418 com os dados tabulados e analisados via excel. Após análise dos resultados conclui-se que esta pesquisa atingiu o objetivo proposto, pois além de medir a percepção dos servidores, avança com a realização de testes estatísticos visando inferir resultados através da amostra. O estudo contribui para o avanço da discussão dos temas qualidade de vida no trabalho e teletrabalho, em especial, na administração pública, no entanto, entende-se que há espaço para mais análises com os dados coletados e assim contribuir para aprofundar os estudos sobre a temática.
Since March 2020 the world has changed perspective. The pandemic of COVID-19 forced people to review routines, including at work, since a good part of the people continue in Home Office. The debates that unite the issues associated with quality of life at work, specifically investigating telework, are recent and define this relationship as a process of producing with quality, being the work done outside the physical premises of the organization, with the use of communication and information technologies, enabling satisfaction, personal and professional fulfillment (ANDRADE, 2020). In UNIPAMPA the telework was adopted as a preventive measure to Covid-19, that is, it was an emergency action. In this sense, this research aims to identify the perception of UNIPAMPA's servers about the quality of life in remote work during the pandemic period. This study is a descriptive research with a quantitative approach. The method used was the Survey and as an instrument of data collection we used a questionnaire composed of 39 questions adapted from Andrade's Scale of Quality of Life in Telework (2020). The research had as target audience the 1787 servers of the Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, and the sample calculation would require 317 respondents, however, the survey reached 419 responses being validated 418 with the data tabulated and analyzed via Excel. After analyzing the results it can be concluded that this research has reached the proposed goal, because besides measuring the perception of the employees, it advances with the performance of statistical tests aiming to infer results through the sample. The study contributes to the advancement of the discussion of the themes quality of life at work and telecommuting, especially in public administration, however, it is understood that there is room for further analysis with the data collected and thus contribute to deepen the studies on the subject.