Resumo

Título do Artigo

OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino Remoto Emergencial; Planejamento; Mestrado em Administração; Covid-19.
Emergency Remote Education; Planning; Master in Administration; Covid-19.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Alessandra Garcia Machado Nunes
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Graciele Melo Dorneles
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - campus Santana do Livramento
3 - Sabrina Chaves de Los Santos
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
4 - Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O estudo teve como objetivo analisar quais os principais desafios enfrentados pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Pampa no que tange ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da COVID-19. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o método um estudo de caso, de caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores que ministraram componentes curriculares no primeiro e segundo semestres do curso de mestrado acadêmico em Administração da Unipampa. Como resultado evidenciou-se que a decisão sobre o Ensino Remoto Emergencial na Pós-Graduação aconteceu de forma rápida, entre a aprovação e o início das atividades remotas, por isso os docentes precisaram se adequar rapidamente a essa nova realidade na educação e no processo de ensino aprendizagem, inclusive em sua maneira de planejar. Salientou-se que a comunicação fluiu positivamente, especialmente de forma assíncrona. Apesar das dificuldades encontradas, durante os semestres letivos de 2020, no que concerne a adoção de tecnologias, os mesmos destacaram que conseguiram ministrar seus componentes curriculares, realizando o planejamento e reavaliando suas ações para melhor atender os pós-graduandos e assim, alcançaram seus objetivos.
The study aimed to analyze the main challenges faced by the professors of the Graduate Program in Administration (PPGA) at the Federal University of Pampa regarding Emergency Remote Teaching (ERE) in times of Pandemic at COVID-19. To achieve this objective, a qualitative research approach was carried out, with the method being a case study, descriptive and exploratory. Data collection was done through semi-structured interviews, carried out with three professors who taught curricular components in the first and second semesters of the academic master's course in Administration at Unipampa. As a result, it was evident that the decision on Emergency Remote Teaching in Graduate Studies happened quickly, between approval and the start of remote activities, so the teachers needed to quickly adapt to this new reality in education and in the process of teaching learning, including the way you plan. It was emphasized that communication flowed positively, especially asynchronously. Despite the difficulties encountered, during the 2020 academic semesters, regarding the adoption of technologies, they highlighted that they were able to teach their curricular components, carrying out the planning and reassessing their actions to better serve the graduate students and thus achieved their goals .