Resumo

Título do Artigo

FATORES MOTIVADORES E RECURSOS FINANCEIROS GASTOS EM PROGRAMAS E PROJETOS AMBIENTAIS PELAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL
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Palavras Chave

socioambiental, meio-ambiente, desenvolvimento regional, eletrificação, cooperativismo.
socio-environmental, environmental, regional development, electrification, cooperatives.

Área

Sustentabilidade

Tema

Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental

Autores


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Nome
1 - Debora Cristina Bianchini
Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Agroveterinárias
2 - LORIMAR FRANCISCO MUNARETTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Frederico Westphalen - RS
3 - Luiz Henrique Natalli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Frederico Westphalen

Reumo

O meio ambiente tem sido pautado nas ações que envolvem as empresas, sendo considerado fator de tomada de decisão em suas negociações. Assim, tem crescido a participação socioambiental das empresas em suas comunidades, e no que tange às Cooperativas de Eletrificação (CEs), estas práticas já estão inseridas por meio dos seus princípios norteadores. O estudo teve por objetivo verificar os motivos que levam as (CEs) a realizar programas e projetos ambientais e qual o montante de recursos financeiros gastos com eles. O desenvolvimento metodológico do estudo ocorreu em duas etapas, sendo que, na primeira etapa a pesquisa caracterizou-se como do tipo exploratória, com dados obtidos por meio de entrevista junto a duas CEs da região noroeste do Rio Grande do Sul. Para a segunda etapa adotou-se uma pesquisa do tipo descritiva, em que os dados foram obtidos por meio dos relatórios de demonstrações contábeis, disponibilizados nos sites das CEs do Brasil. Os resultados denotam que os programas/projetos ambientais tiveram seu início em atendimento a exigências de órgãos ambientais, porém, sua continuidade e expansão fizeram parte das políticas de gestão de cada CE. Na segunda etapa da pesquisa, foi possível elencar as cooperativas que mais apresentaram gastos com os programas/projetos ambientais, os quais representaram uma média de 0,42 % da receita bruta das CEs, entre os anos de 2013 e 2016. Contudo, percebe-se que o desenvolvimento de projetos ambientais representa um atendimento à exigências legais, que incorporado à política de gestão das CEs torna-se parte de seus propósitos de gestão.
The environment has been guided by the actions that involve the companies, being considered decision-making factor in their negotiations. Thus, it has grown the socio-environmental participation of companies in their communities, and as regards the electrification cooperatives (CEs), these practices are already inserted through their guiding principles. The objective of the study was to verify the reasons for the (CEs) to carry out environmental programs and projects and the amount of financial resources spent on them. The methodological development of the study took place in two stages, and in the first stage the research was characterized as the exploratory type, with data obtained through an interview with two CEs from the northwest region of Rio Grande do Sul. For the second stage, a research of the descriptive type was adopted, in which the data were obtained through the reports of financial statements, made available on the sites of the CEs of Brazil. The results show that environmental programs/projects have begun to meet the requirements of environmental agencies, but their continuity and expansion have been part of the management policies of each EC. In the second stage of the research, it was possible to elencare the cooperatives that had most spent with the environmental programs/projects, which represented an average of 0.42% of the revenue of the CEs, between the years of 2013 and 2016. However, it is understood that the development of environmental projects represents a fulfillment of the legal requirements, which incorporated into the management policy of the CEs becomes part of its management purposes.