Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM REDES DE SUPERMERCADOS DE SANTA MARIA
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Palavras Chave

marketing; decisão de compra; supermercados, influência
marketing; purchase decision; supermarkets; influence.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Ana Carolina Cherobini Bortolin
Universidade Franciscana - UFN - 2

Reumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento do consumidor em relação à decisão de compra em supermercados na cidade de Santa Maria – RS. A amostra foi composta por 70 consumidores selecionados aleatoriamente. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo de campo, com posterior aplicação de questionários compostos por questões abertas e fechadas de múltipla escolha. Os dados obtidos foram tabulados no Software Sphinx, com posterior análise através de estatística descritiva. Após a avaliação dos resultados, pode-se concluir quais são os fatores que mais influenciam na decisão de compra em supermercados de Santa Maria. A televisão, por exemplo, é o meio de divulgação que demonstrou ser mais utilizado para a busca de informações sobre os supermercados, principalmente pelos consumidores do BIG e Nacional. Além disso, o preço dos produtos é o fator que mais influencia na escolha do supermercado, seguido da localização do estabelecimento, sendo que o término dos produtos é o motivo que leva as pessoas a irem às compras. A aglomeração de pessoas para serem atendidas e a aparência física da fachada não demonstraram grande influência no processo de decisão de compra.
The objective of the present work was to study the consumer's behavior in relation to the purchase decision in supermarkets in the city of Santa Maria - RS. The selected sample consisted of 70 consumers randomly selected. As for the technical procedures used, bibliographical researches and field studies were carried out, with the subsequent application of questionnaires composed of open and closed questions of multiple choice. The data obtained were tabulated in the Sphinx Software, with subsequent analysis through descriptive statistics. After evaluating the results, it is possible to conclude what are the factors that most influence the purchase decision in Santa Maria supermarkets. The television, for example, is the way of dissemination that has been shown to be most used for the search of information about supermarkets, mainly by BIG and Nacional consumers. Additionally, the price of products is the factor that most influences the choice of the supermarket, followed by the location of the establishment, and the end of the products is the reason why people go shopping. The agglomeration of people to be attended and the physical appearance of the façade did not show great influence in the purchase decision process.