1 - Ana Carolina Cherobini Bortolin Universidade Franciscana - UFN - 2
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento do consumidor em
relação à decisão de compra em supermercados na cidade de Santa Maria – RS. A amostra
foi composta por 70 consumidores selecionados aleatoriamente. Quanto aos procedimentos
técnicos utilizados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo de campo, com
posterior aplicação de questionários compostos por questões abertas e fechadas de múltipla
escolha. Os dados obtidos foram tabulados no Software Sphinx, com posterior análise
através de estatística descritiva. Após a avaliação dos resultados, pode-se concluir quais são
os fatores que mais influenciam na decisão de compra em supermercados de Santa Maria. A
televisão, por exemplo, é o meio de divulgação que demonstrou ser mais utilizado para a
busca de informações sobre os supermercados, principalmente pelos consumidores do BIG
e Nacional. Além disso, o preço dos produtos é o fator que mais influencia na escolha do
supermercado, seguido da localização do estabelecimento, sendo que o término dos
produtos é o motivo que leva as pessoas a irem às compras. A aglomeração de pessoas para
serem atendidas e a aparência física da fachada não demonstraram grande influência no
processo de decisão de compra.
The objective of the present work was to study the consumer's behavior in relation to the
purchase decision in supermarkets in the city of Santa Maria - RS. The selected sample
consisted of 70 consumers randomly selected. As for the technical procedures used,
bibliographical researches and field studies were carried out, with the subsequent application
of questionnaires composed of open and closed questions of multiple choice. The data
obtained were tabulated in the Sphinx Software, with subsequent analysis through descriptive
statistics. After evaluating the results, it is possible to conclude what are the factors that most
influence the purchase decision in Santa Maria supermarkets. The television, for example, is
the way of dissemination that has been shown to be most used for the search of information
about supermarkets, mainly by BIG and Nacional consumers. Additionally, the price of
products is the factor that most influences the choice of the supermarket, followed by the
location of the establishment, and the end of the products is the reason why people go
shopping. The agglomeration of people to be attended and the physical appearance of the
façade did not show great influence in the purchase decision process.