Resumo

Título do Artigo

DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO ADOTADO PELA EMPRESA CVI: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento estratégico; Teoria institucional; Processo de formação estratégica
Strategic Behavior; Institutional Theory; Strategic Training Process.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Andréa Bach Rizzatti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ppga
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Gustavo Prolla
-
4 - Paulo Fernando Marschner
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
5 - Fernando Gazzoni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
6 - Nathália Rigui Trindade
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de pós graduação em administração

Reumo

O presente estudo tem como objetivo descrever o comportamento estratégico adotado por uma empresa que atua no setor de bebidas localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como descritiva tendo sido foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, utilizaram-se documentos fornecidos pela empresa com o intuito de caracterizar a empresa, seu perfil e suas especificidades. Na segunda etapa foi realizada uma coleta de dados primários por meio da utiliza de um questionário estruturado que foi enviado aos profissionais envolvidos no processo de formação estratégica da empresa buscando identificar o tipo de comportamento estratégico predominante. Como resultado, de um modo geral, percebeu-se que os tipos prospector e reativo se sobressaem. Neste sentido, pode-se concluir que a empresa procura por novas oportunidades no mercado (tipo prospector) e que a mesma atua em ambiente turbulento encontrando-se em constante mudança (tipo reativo).
The study aims to describe the strategic behavior adopted by a company that operates in the beverage sector in Santa Maria, Rio Grande do Sul. The research is characterized as descriptive and was carried out in two stages. In the first stage, documents supplied by the company were used in order to characterize the company, its profile and its specificities. In the second stage, a primary data collection was performed using a structured questionnaire that was sent to the professionals involved in the strategic training process of the company, seeking to identify the type of predominant strategic behavior. As a result, it was found that, overall, the prospector and reactor types excel. In this sense, we may conclude that the company is looking for new opportunities in the market (prospector type) and that it operates in a turbulent environment and is constantly changing (reactor type).