Gestão de Negócios, Comércio Eletrônico, Vantagem Competitiva.
Business Management, e-commerce, Competitive Advantage.
Área
Estratégia
Tema
Tecnologias de Informação e Comunicação
Autores
Nome
1 - Adrianny Erika Maruoka Moretti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - Alice dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São Carlos
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Marcela Avelina Bataghin Costa Instituto Federal de Educação de São Paulo - São Carlos
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Franco da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - FILIPE MOLINAR MACHADO Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
6 - Leilane Rech Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
O comércio eletrônico expressa um crescimento significativo nos últimos anos, tornando-se uma atividade atraente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que buscam uma atuação participativa no mercado eletrônico. Embora comércio eletrônico proporcione benefícios potenciais para as MPEs como baixo custo operacional e maior alcance de mercado, existem barreiras enfrentadas pelos seus gestores, principalmente com relação ao gerenciamento de negócios. Diante deste quadro, a pesquisa objetiva identificar conceitos e características do comércio eletrônico e as principais dificuldades encontradas pelos gestores de micro e pequenas empresas brasileiras. Em termos metodológicos, aplicou-se uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) em diferentes base de dados acadêmicos. A pesquisa classifica-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Como resultados, o estudo identificou que as tecnologias de informação que estão associadas na implementação do comércio eletrônico tem proporcionado maior competitividade com baixo custo para as MPEs brasileiras. Além disso, a pesquisa contribui com a lacuna de informações que contempla o gerenciamento das atividades de comércio eletrônico nas empresas.
The e-commerce has shown a significant growth in the last years, becoming an attractive activity for Micro and Small Companies (MSCs) that seek a participatory action in the electronic market. While e-commerce provides potential benefits for MSCs such as low operating costs and greater market reach, there are many difficulties faced by their managers, especially in relation to business management. Thus, the article seeks to identify concepts and characteristics of e-commerce. As a complement, the management of e-commerce activities and the main difficulties encountered by managers of micro and small Brazilian companies are contextualized. In methodological terms, a Systematic Bibliographic Review (RBS) was applied in different academic databases. The research is classified as qualitative, descriptive and exploratory. As a result, the study identified that the information technologies that are associated in the implementation of e-commerce has provided greater competitiveness at low cost for Brazilian MSCs. In addition, the research contributes with the information gap that contemplates the management of e-commerce activities in companies.