Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES DE E-COMMERCE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Negócios, Comércio Eletrônico, Vantagem Competitiva.
Business Management, e-commerce, Competitive Advantage.

Área

Estratégia

Tema

Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Adrianny Erika Maruoka Moretti
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos
2 - Alice dos Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São Carlos
3 - Marcela Avelina Bataghin Costa
Instituto Federal de Educação de São Paulo - São Carlos
4 - Franco da Silveira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
5 - FILIPE MOLINAR MACHADO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEA
6 - Leilane Rech
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

O comércio eletrônico expressa um crescimento significativo nos últimos anos, tornando-se uma atividade atraente para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que buscam uma atuação participativa no mercado eletrônico. Embora comércio eletrônico proporcione benefícios potenciais para as MPEs como baixo custo operacional e maior alcance de mercado, existem barreiras enfrentadas pelos seus gestores, principalmente com relação ao gerenciamento de negócios. Diante deste quadro, a pesquisa objetiva identificar conceitos e características do comércio eletrônico e as principais dificuldades encontradas pelos gestores de micro e pequenas empresas brasileiras. Em termos metodológicos, aplicou-se uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) em diferentes base de dados acadêmicos. A pesquisa classifica-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Como resultados, o estudo identificou que as tecnologias de informação que estão associadas na implementação do comércio eletrônico tem proporcionado maior competitividade com baixo custo para as MPEs brasileiras. Além disso, a pesquisa contribui com a lacuna de informações que contempla o gerenciamento das atividades de comércio eletrônico nas empresas.
The e-commerce has shown a significant growth in the last years, becoming an attractive activity for Micro and Small Companies (MSCs) that seek a participatory action in the electronic market. While e-commerce provides potential benefits for MSCs such as low operating costs and greater market reach, there are many difficulties faced by their managers, especially in relation to business management. Thus, the article seeks to identify concepts and characteristics of e-commerce. As a complement, the management of e-commerce activities and the main difficulties encountered by managers of micro and small Brazilian companies are contextualized. In methodological terms, a Systematic Bibliographic Review (RBS) was applied in different academic databases. The research is classified as qualitative, descriptive and exploratory. As a result, the study identified that the information technologies that are associated in the implementation of e-commerce has provided greater competitiveness at low cost for Brazilian MSCs. In addition, the research contributes with the information gap that contemplates the management of e-commerce activities in companies.