Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO INTERNA: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

comunicação interna, informação, tecnologia, organização.
internal communication, information, technology, organization.

Área

Estratégia

Tema

Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Liara de Oliveira Müller
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Analise Comoretto Celeprin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ccsh
3 - Tais de Andrade
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DCA

Reumo

O processo de comunicação representa um dos fenômenos mais importantes da espécie humana. Compreendê-lo, significa voltar no tempo, buscar as origens da fala, o desenvolvimento das linguagens e verificar como e por que ele se modificou ao longo da história. A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos fundamentais do processo de comunicação e, existem também elementos que constituem a relação de transmissão de mensagens, ou seja, os objetivos e formas no qual acontece a relação da comunicação. Desta forma, este trabalho teve como objetivo entender de que forma os processos e meios de comunicação são utilizados na empresa Dix Diagnóstico por Imagem, em Santa Maria/RS. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa descritiva com base em abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu com análise documental e entrevistas semiestruturadas, além de conversas informais e observações. Os resultados do estudo demonstraram como a comunicação é essencial para que todo os processos sejam eficientes e como interferem para atingir as metas estipuladas pelo ambiente organizacional.
The communication process represents one of the most important phenomena of the human species. Understanding it means going back in time, searching for the origins of speech, developing languages, and seeing how and why it has changed throughout history. Language, culture and technology are fundamental elements of the communication process, and there are also elements that constitute the relationship of transmission of messages, that is, the goals and forms in which the communication relationship takes place. In this way, this work aimed to understand how the processes and means of communication are used in the company Dix Diagnosis by Image, in Santa Maria/RS. To achieve the proposed objectives, a descriptive research was carried out based on a qualitative approach. Data collection took place through documentary analysis and semi-structured interviews, as well as informal conversations and observations. The results of the study demonstrated how communication is essential for all processes to be efficient and how they interfere to achieve the goals set by the organizational environment.