Resumo

Título do Artigo

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO UM ESTILO DE VIDA: UMA ANÁLISE DOS CONSUMIDORES DA CIDADE DE SANTA MARIA - RS SOB A ÓTICA DOS EMPRESÁRIOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

alimentação saudável, estilo de vida, qualidade de vida, comportamento do consumidor, mercado.
healthy eating, lifestyle, quality of life, consumer behavior, market

Área

Sustentabilidade

Tema

Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Pabla Pereira da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós Graduação de Administração - UFSM
2 - Natália Pavanelo Pivetta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Andréa Bach Rizzatti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ppga
4 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
6 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas

Reumo

A procura por uma alimentação saudável está cada vez mais presente na vida dos consumidores. Esse fenômeno pode ser observado em Santa Maria – RS, tendo em vista a crescente demanda de alimentos orgânicos, funcionais e naturais nos estabelecimentos da cidade. Assim, observou-se que as empresas que trabalham com esses produtos não se limitam apenas em produzir ou vender seus alimentos, elas também procuram atender às possíveis necessidades dos clientes. Diante disso, o objetivo do estudo é compreender a percepção dos gestores das empresas de alimentos saudáveis sobre os consumidores de Santa Maria – RS. Para isso, o estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados foi dividida em duas etapas. Primeiro, foram mapeadas e caracterizadas as principais empresas de alimentação saudável. Segundo, foram identificadas aquelas empresas que compreendem a alimentação saudável como parte de um estilo de vida. As análises dos dados foram realizadas por meio de análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados do estudo permitiram ampliar os conhecimentos sobre a alimentação saudável e tendências no mercado. Quanto as limitações do estudo, destacam-se o número de empresas analisadas, bem como a impossibilidade de generalizar os resultados por se tratar de uma pesquisa qualitativa.
The search for healthy eating is increasingly present in consumers' lives. This phenomenon can be observed in Santa Maria - RS, in view of the growing demand for organic, functional and natural foods in the establishments of the city. Thus, it was observed that the companies that work with these products are not only limited to producing or selling their food, they also seek to meet the possible needs of the customers. Therefore, the objective of the study is to understand the perception of the managers of healthy food companies on the consumers of Santa Maria - RS. For this, the study is characterized as a qualitative exploratory-descriptive research. Data collection was divided into two stages. First, the leading healthy food companies were mapped and characterized. Second, those companies that understand healthy eating as part of a lifestyle have been identified. Data analyzes were performed through content analysis of interviews. The results of the study allowed to increase knowledge about healthy eating and market trends. Regarding the limitations of the study, the number of companies analyzed is highlighted, as well as the impossibility of generalizing the results because it is a qualitative research.