Resumo

Título do Artigo

“OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA": IDENTIFICANDO OS PARADOXOS DA TECNOLOGIA NO CONSUMO ONLINE DOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

paradoxos da tecnologia; consumidor online, comércio eletrônico.
technology paradoxes, online consumer, e-commerce.

Área

Estratégia

Tema

Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Claudia Maria Dias Guerra Disconzi
-
2 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
3 - MARINA VALIM BANDEIRA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento

Reumo

A possibilidade de comprar a qualquer hora do dia, pesquisar preços e encontrar produtos variados são algumas das vantagens informadas por usuários do mercado online. Apesar dos benefícios, algumas desvantagens também são citadas por esses consumidores, tais como a impossibilidade de experimentação do produto, demora para entrega, dificuldade de acesso a sites e falta de segurança. Com isso, verifica-se a possibilidade de comportamento paradoxal entre este tipo de consumidor. Portanto, este trabalho tem por objetivo verificar a presença de paradoxos da tecnologia no comportamento dos consumidores online. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa e método de pesquisa survey. Um questionário foi elaborado visando coletar informações referentes ao perfil dos consumidores online entrevistados e às características do processo de compra, além de conter 28 afirmativas referentes aos 14 paradoxos da tecnologia adaptados de pesquisas nacionais para o consumo via internet. Obteve-se um total de 263 respondentes, onde se verificou a presença de dois pares de paradoxos: Integração/Isolamento e Planejamento/Improvisação.
The possibility of buying any time of the day, researching prices and finding varied products are some of the advantages informed by online consumers. Despite the benefits, some disadvantages are also cited by these consumers, such as the impossibility of product experimentation, delay in delivery, difficulty accessing websites and lack of security. With this, the possibility of paradoxical behavior among this type of consumer is verified. Therefore, this work aims to verify the presence of technology paradoxes in online consumer behavior. This is a descriptive-exploratory research, with a quantitative approach and a survey research method. A questionnaire was elaborated aiming to collect information regarding the profile of the online consumers interviewed and the characteristics of the purchase process, besides containing 28 statements referring to the 14 paradoxes of technology adapted from national surveys for consumption through the internet. A total of 263 respondents were obtained, where two pairs of paradoxes were present: Integration / Isolation and Planning / Improvisation.