Resumo

Título do Artigo

O ENTENDIMENTO SOBRE SUSTENTABILIDADE E O IMPACTO NA DEFINIÇÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, NA PERSPECTIVA DOS ATORES NÃO CONSUMIDORES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS
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Palavras Chave

alimentos orgânicos, canais de distribuição, cadeias agroalimentares curtas, alimentos orgânicos, sustentabilidade.
sustainability, distribution channels, short agri-food chains, organic food.

Área

Sustentabilidade

Tema

Cadeia de Suprimentos, Logística e Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - HILDEBRANDO MAZZARDO MARQUES VIANA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA

Reumo

A agricultura orgânica e agro ecológica demonstra uma forte ligação com o tema sustentabilidade, e tendo isso como pressuposto, o estudo busca identificar de que forma isso influencia a decisão dos produtores na escolha de determinado canal. Além da dificuldade em produzir em larga escala, fazer esses alimentos chegarem ao consumidor em condições adequadas está entre os principais desafios encontrados pelo produtor. A coleta de informações se deu pela perspectiva de treze atores não consumidores - produtores de alimentos orgânicos, proprietários de sites, coordenadores de feiras orgânicas e servidores da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre (SMIC) - de como eles percebem os canais de distribuição existentes e como eles decidem por determinado canal quando o tema é a sustentabilidade. Se verificou uma grande preferência, e dependência, de canais tradicionais, especialmente as feiras de produtores. Isso se dá principalmente por um forte senso de comunidade formado em torno da produção orgânica, que engloba produtores, consumidores e demais atores envolvidos no processo.
Organic agriculture and agro-ecological demonstrates a strong connection with the sustainability topic, and taking this as a presupposition, the study identified how this influences the decision of the producers in choosing a particular channel. In addition to the difficulty in producing large-scale, it is one of the main challenges encountered by the producer. For the development of this dissertation was investigated from the perspective of thirteen non-consumer actors - producers of organic foods, owners of e-commerce sites that sell organic products, coordinators of organic fairs and servers of the Municipal Secretariat of Industry and Commerce of Porto Alegre/RS (SMIC) - questioning how they perceive the options of existing distribution channels, what their opinions about them, and how they decide on a particular channel when sustainability is involved. There was a great preference, and dependence, on traditional channels, especially the fairs. This is mainly due to a strong sense of community formed around organic production, which includes producers, consumers and other actors involved in the process.