Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E DE PROCESSOS NA CADEIA AUTOMOTIVA: OPORTUNIDADES PARA COOPERAR
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Palavras Chave

cooperação, cliente, fornecedora, produtos, processos.
cooperation, customer, supplier, products, processes.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


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Nome
1 - Berenice Santini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico da UFSM
2 - Leonardo Mór Colucci
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Graduado em Engenharia Mecânica
3 - Clandia Maffini Gomes
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Reumo

Este estudo trata de cooperação interorganizacional entre clientes (C) e fornecedores (F) da cadeia automotiva. Com o objetivo discutir oportunidades para a cooperação entre cliente e fornecedora no desenvolvimento de produtos e processos, foi conduzido um estudo de caso envolvendo duas empresas do polo metalomecânico da região de Porto Alegre (RS). Foi possível perceber que o uso corrente do Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) por si só não tem feito as empresas C e F utilizarem seu potencial de cooperação, e ainda evidenciaram-se problemas de comunicação e de entendimento de responsabilidades. As duas empresas foram receptivas às suposições de que as etapas da Análise dos Modos de Falhas e seus Efeitos (FMEA) poderiam ser realizadas de forma cooperativa, porém argumentaram que na prática são limitadas pela indisponibilidade de pessoal para atuarem dessa forma. Por fim, foi idealizada a criação de área física comum compartilhada por C e F para facilitar a atuação integrada, mudando paradigmas de propriedade e de responsabilidade, facilitando a atuação em cooperação, permitindo que a responsabilidade por elementos críticos do APQP fosse assumida pelas duas empresas de forma integrada.
This study is about interorganizational cooperation between customers (C) and suppliers (F) of the automotive chain. With the purpose of discussing cooperation opportunities between customer and supplier in the development of products and processes, a case study involving two companies of the metal-mechanic pole of the region of Porto Alegre (RS) was conducted. It was possible to realize that the current use of Advanced Product Quality Planning (APQP) by itself has not made companies C and F use their potential for cooperation, and there have also been problems of communication and misunderstanding of responsibilities. The two companies were receptive to the assumptions that the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) steps could be carried out cooperatively, but argued that in practice they are limited by the unavailability of personnel to act accordingly. Finally, it was conceived the creation of a common physical area shared by C and F to facilitate the integrated action, changing paradigms of ownership and responsibility, facilitating the cooperation, allowing the responsibility for critical elements of the APQP to be assumed by the two companies in an integrated way.