Resumo

Título do Artigo

Percepções de uma estudante de ensino médio sobre artigos científicos escritos em inglês com enfoque NEXUS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade, ODS, Nexus Pampaampa
Sustentability, SDG, Nexus Pampa

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Manoela Appel Borges
Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria - Segundo ano
2 - Vicente Celestino Pires Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCR

Reumo

A competência na área escolhida e habilidades profissionais de destaque com certeza são bons diferenciais para enfrentar a concorrência, mas poucos profissionais se atentam para algo que já até mesmo deixou de ser diferencial e se tornou essencial: falar inglês. Assim como o inglês é a língua universal e indispensável atualmente, os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Considerando estes fatores, foi realizado um estudo de caso por uma estudante do ensino médio, a qual deveria apresentar sua percepção ao ler artigos científicos em inglês, os quais tinham temáticas relacionadas à sustentabilidade e as ODS. Para atingir os propósitos do estudo de caso foi realizado a seleção e leitura de artigos publicados recentemente relacionados ao enfoque Nexus. Dos artigos selecionados, o primeiro artigo era menos científico, mostrava mais a abordagem Nexus e seus objetivos em um todo. O segundo artigo era científico, desse modo, foi encontrada mais dificuldade ao ler. O terceiro artigo também possuía linguagem científica, no entanto, a dificuldade encontrada não foi tanta quanto no segundo. O quarto e último artigo também era científico, todavia, a dificuldade encontrada foi mínima. Este trabalho foi muito importante para conhecimento e aprofundamento do tema abordado, pois permitiu a estudante aperfeiçoar o seu vocabulário em língua inglesa, da mesma forma que desenvolver um conhecimento mais aprofundado sobre sustentabilidade – segurança alimentar, energia sustentável e o aproveitamento consciente da água.
Competence in a chosen field and professional abilities are certainly good differentials to face a competition, but few professionals pay attention to something that it is not a differential anymore, something that has become essential: speak English. As English is the universal language and it is essential nowadays, the Sustainable Development Goals (SDG) is a plan of action for people, for the planet and to prosperity as a whole. Considering these, was realized a case study for a high school student, who presented her perception when reading scientific papers in English, which had themes related to sustainability and the SDGs. To achieve the objective of the case study, a selection and readings of recently published articles related to the Nexus approach was carried out. Of the selected articles, the first one was less scientific, showing more the Nexus approach and its objectives as a whole. The second article was scientific, so it was more difficult to read. The third one also had scientific language, however, the difficulty encountered was not as difficult as in the second. The fourth and last article was also scientific, however, the difficulty encountered was minimum. This research was very important as it allowed to improve the English vocabulary, as to develop a deeper knowledge about sustainability - food security, sustainable energy and the conscious use of water.