1 - Cristiane Carine dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós - Graduação em Engenharia Civil - Construção e Infraestrutura
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2 - Joice Dalla Nora -
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Reumo
A realização do controle tecnológico em conformidade com as diretrizes da NBR 12655:2015 possui um papel fundamental no desempenho, durabilidade e segurança das edificações, uma vez que o emprego de concretos com características inadequadas ou fora dos parâmetros estabelecidos em projeto podem resultar na ocorrência de diversas patologias comprometendo a qualidade final da edificação. Controle o qual, apesar da sua relevância e importância está sendo negligenciado em obras na cidade de Frederico Westphalen, conforme pode ser verificado com a realização de quatro estudos de casos em obras distintas de pequeno e médio porte. As quais não costumavam realizar os procedimentos descritos pela norma para verificação da conformidade do concreto recebido. Portanto os ensaios exigidos para o recebimento e aceitação do concreto foram adotados pela primeira vez no desenvolvimento do presente trabalho, sendo de extrema importância para a obtenção dos resultados da pesquisa, onde pode-se observar a ocorrência de desconformidades nos valores de Slump de alguns caminhões, a redução de 7,45% do valor fck,estm dos corpos de prova submetidos a mesma cura da obra quando comparados aos corpos de prova curados em laboratório e a ocorrência de outras desconformidades com as normas NBR 7212:2012 e NBR 12655:2015 durante as concretagens.
A realização do controle tecnológico em conformidade com as diretrizes da NBR 12655:2015 possui um papel fundamental no desempenho, durabilidade e segurança das edificações, uma vez que o emprego de concretos com características inadequadas ou fora dos parâmetros estabelecidos em projeto podem resultar na ocorrência de inúmeras patologias comprometendo a qualidade final da edificação. Controle o qual, apesar da sua relevância e importância está sendo negligenciado em obras na cidade de Frederico Westphalen, conforme pode ser verificado com a realização de quatro estudos de casos em obras distintas de pequeno e médio porte. As quais não costumavam realizar os procedimentos descritos pela norma para verificação da conformidade do concreto recebido. Portanto os ensaios exigidos para o recebimento e aceitação do concreto foram adotados pela primeira vez no desenvolvimento do presente trabalho e foram de extrema importância para a obtenção dos resultados da pesquisa, onde pode-se observar a ocorrência de desconformidades nos valores de Slump de alguns caminhões, a redução de 7,45% do valor fck,estm dos corpos de prova submetidos a mesma cura da obra quando comparados aos corpos de prova curados em laboratório e a ocorrência de outras desconformidades com as normas NBR 7212:2012 e NBR 12655:2015 durante as concretagens.