Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS PARA O PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL DA RODOVIA DE ACESSO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pesquisa Operacional, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Pólos Geradores de Viagens
Operational Research, Urban Mobility, Sustainability, Travel Generating Poles

Área

Sustentabilidade

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Letícia Oestreich
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Cachoeira do Sul
2 - Raquel Cristina Ferreira Silva
-
3 - Fernando Pires da Silva
-
4 - Alejandro Ruiz-Padillo
-
5 - Carmen Brum Rosa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia

Reumo

O aumento da frota veicular motorizada individual e seu uso provocou a dispersão das atividades no ambiente urbano, tornando os deslocamentos mais frequentes e longos, deteriorando as condições de operação do transporte público. Esse processo de expansão urbana, na grande maioria das cidades do Brasil, ocorreu sob um planejamento estático, não democrático, setorial e desarticulado das demais políticas de públicas, dentre as quais, destaca-se a mobilidade urbana. Segundo o Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana (Plan-Mob), o termo mobilidade urbana traz em si uma mudança de paradigma, uma nova forma de tratar o que tradicionalmente era visto de forma isolada: trânsito, logística e infraestrutura viária. Mobilidade agrega uma visão ampla sobre a movimentação de pessoas e bens na cidade, chamando à responsabilidade dos polos geradores de viagens ao reunir, no seu conceito, “todos os modos e todos os elementos que produzem as necessidades desses deslocamentos”. Diante disso, o principal objetivo desta pesquisa foi oportunizar ações de mobilidade urbana pautadas por resultados técnicos a fim de garantir um planejamento sustentável da rodovia de acesso ao Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Cachoeira do Sul. Para isso, o presente estudo propôs a utilização dos conceitos da Teoria das Filas para calcular o tempo de saturação da capacidade da via de acesso ao Campus da UFSM-CS. O estudo identificou que em 2026 a rodovia estará 97% ocupada no horário de maior deslocamento dos alunos do centro da cidade ao Campus. Ao avaliar o principal resultado do estudo, o crescimento da taxa de utilização da via, percebe-se que nos próximos seis anos ações de mobilidade urbana deverão ser implementadas a fim de garantir uma operação sustentável da rodovia
The increase of the individual motor vehicle fleet and its use caused the dispersion of activities in the urban environment, making the displacements more frequent and longer, deteriorating the operating conditions of public transport. This process of urban expansion, in the vast majority of cities in Brazil, occurred under a static, undemocratic, sectoral and disjointed planning of other public policies, among which urban mobility stands out. According to the Urban Mobility Plan Design Reference Book (Plan-Mob), the term urban mobility brings with it a paradigm shift, a new way of dealing with what was traditionally viewed in isolation: traffic, logistics and road infrastructure. . Mobility adds a broad view of the movement of people and goods in the city, calling the responsibility of the travel-generating hubs by bringing together, in its concept, "all modes and all elements that produce the needs of these displacements". Therefore, the main objective of this research was to provide opportunities for urban mobility actions based on technical results in order to ensure sustainable planning of the access road to the Campus of the Federal University of Santa Maria in Cachoeira do Sul. To this end, the present study proposed to use of Queue Theory concepts to calculate the saturation time of the UFSM-CS Campus access capacity.  The study found that by 2026 the highway will be 97% busy at the busiest time for students from downtown to Campus. In assessing the main result of the study, the growth of the road use rate, it is clear that over the next six years urban mobility actions should be implemented to ensure a sustainable operation of the highway.