Resumo

Título do Artigo

JOVENS RURAIS ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, SUCESSÃO GERACIONAL E AÇÃO DOCENTE
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Palavras Chave

Agricultura familiar, agricultura, ensino, meio rural
Family Farming, Agriculture, Education, Countryside

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - Raquel Breitenbach
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim - Sertão
2 - Taynah Cristina Monteiro
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - UFSM
3 - Gabriela Báo Rosolen
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão - Sertão

Reumo

Nos estabelecimentos familiares rurais a sucessão geracional deve fazer parte das estratégias de gestão. No entanto, as dificuldades nesse processo contribuem para o êxodo rural de jovens. Muitos não retornam depois de deixar a propriedade para buscar educação técnica ou superior. Hipoteticamente, os professores têm uma influência importante na tomada de decisão dos jovens estudantes entre retornar ao campo após a graduação ou traçar o futuro profissional em empresas urbanas. O presente trabalho teve como objetivo identificar como os professores de cursos de Ciências Agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão visualizam o ambiente rural e a agricultura, bem como a permanência de jovens rurais diplomados de cursos de ciências agrárias na agricultura e sucessão familiar. Os educadores acreditam que o ambiente rural é apropriado para empreender, tem uma qualidade de vida superior ao ambiente urbano e oferece mais chances de satisfação e sucesso profissional aos jovens estudantes rurais do Campus. Ainda, 96,3% dos professores expressam essa opinião aos alunos.
In rural family establishments, generational succession should be part of management strategies. However, the difficulties in this process contribute to the rural exodus of young farm children. Many do not return after leaving property to seek technical or higher education. Hypothetically, teachers have important influence in the decision making of young students between returning to the field after graduating, or tracing the future professional in urban enterprises. The present work had as objective to identify how the teachers of Agricultural Sciences courses of the IFRS Campus Sertão visualize the rural environment and agriculture, as well as the permanence of young rural graduates of agricultural science courses in agriculture and family succession. Educators believe that the rural environment is appropriate to undertake, has a quality of life superior to the urban environment and offers more chances of satisfaction and professional success to young rural students from the Campus. Still, 96.3% of teachers express this opinion to students.