Comportamento do consumidor; E-commerce; Online.
Behavior; E-commerce; Online.
Área
Sustentabilidade
Tema
Produção, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentável
Autores
Nome
1 - AUGUSTO DA ROSA AREND -
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2 - Celina Franco Hoffmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH - PPGA
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3 - Liliane da Rosa Kiefer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
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4 - Jenifer dos Santos Schneider -
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Reumo
A temática que trata sobre o comportamento do consumidor envolve as características do público consumidor e de suas atitudes diante das ofertas e canais de comércio, incluindo o comportamento de compra online no e-commerce. O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o comportamento de compra online entre usuários do e-commerce. A pesquisa descritiva de abordagem quantitativa fez uso de instrumento já validado por Fernandes e Ramos (2012) aplicado a 184 usuários do e-commerce. Os resultados apontam para níveis elevados de confiança e baixo risco percebido no comportamento de compra online, além disso, os critérios de facilidade de uso e utilidade percebida são elevados, colaborando para o alto nível de concordância para a intenção de compra online.
The theme that deals with consumer behavior involves the characteristics of the consumer public and their attitudes towards the offers and channels of commerce, including the behavior of buying online in e-commerce. The present study aimed to analyze the factors that influence online shopping behavior among e-commerce users. The descriptive research of quantitative approach made use of an instrument already validated by Fernandes and Ramos (2012). The results point to high levels of trust and low perceived risk in online shopping behavior, plus the criteria of ease of use and perceived utility are high, collaborating to the high level of agreement for the intention to purchase online.