Resumo

Título do Artigo

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DO PANORAMA NACIONAL
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Palavras Chave

Internacionalização; Competitividade; Exportação.
Internationalization; Competitiveness; Export.

Área

Estratégia

Tema

Estratégia de Inserção Internacional

Autores


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Nome
1 - Thiago Eliandro de Oliveira Gomes
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Alegrete
2 - Darlen de Oliveira Almirão
Universidade da região da campanha - Alegrete
3 - Andressa Paim Righi
Universidade da região da campanha - Alegrete

Reumo

Na busca por um diferencial competitivo que possibilite uma inclusão mais efetiva das empresas em novos mercados, estas, para se proteger da turbulência existente em seus mercados domésticos, buscam novas oportunidades, decidindo por internacionalizar. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é estimar o grau de internacionalização das empresas brasileiras por meio da correlação das variáveis referentes ao número de empresas exportadoras, pedidos de registros de patentes, exportações e taxa de desemprego, para período de 2000 a 2017. A metodologia empregada foi a partir da análise descritiva e, posteriormente, estudo da correlação referente ao número de empresas exportadoras e o de pedidos de patentes, e também o volume das exportações e do desemprego, para período. Nos achados da pesquisa é evidenciado a correlação entre as empresas exportadoras e o número de pedidos de patentes, indicando existência de algum grau de dependência entre estas variáveis, e que à medida que uma cresce, a outra cresce simultaneamente. Conclui-se que o sucesso no processo de internacionalização entre as variáveis estudadas, mostrou resultados importantes quanto a capacidade de ampliação dos negócios e ganho de competitividade das empresas e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.
In the search for a competitive differential that allows a more effective inclusion of companies in new markets, these, to protect themselves from the turmoil in their domestic markets, seek new opportunities, deciding to internationalize. In this context, the objective of this research is to estimate the degree of internationalization of Brazilian companies through the correlation of variables related to the number of exporting companies, applications for patent registrations, exports and unemployment rate for the period from 2000 to 2017. The methodology employed was based on the descriptive analysis and, later, a correlation study concerning the number of exporting companies and the number of patent applications, as well as the volume of exports and unemployment for the period. In the research findings, the correlation between the exporting companies and the number of patent applications is evidenced, indicating some degree of dependence between these variables, and that as one grows, the other grows simultaneously. It is concluded that the success in the internationalization process among the studied variables showed important results regarding the capacity to expand the business and gain competitiveness of the companies and, consequently, contributing to the economic development of the country.