Resumo

Título do Artigo

A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS
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Palavras Chave

Síndrome de Burnout; professores; contexto socioprofissional.
Burnout Syndrome; teachers; socio-professional context.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Rithiane de Cerqueira Moraes
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Katiuscia Schiemer Vargas
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento - RS

Reumo

O artigo tem como objetivo compreender a incidência de Síndrome de Burnout e sua possível relação com o contexto socioprofissional de professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Santana do Livramento/RS. Especificamente, buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos professores; investigar a incidência das dimensões da Burnout; analisar a percepção dos professores acerca do contexto socioprofissional em que estão inseridos; e relacionar o perfil sociodemográfico e o contexto socioprofissional com as dimensões da Burnout. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa, realizada com treze docentes. Como resultados, pode-se verificar que devidos a fatores estressores no qual as docentes estão inseridas, quando somatizados, podem acarretar o surgimento de doenças laborais. Acerca das dimensões de Burnout percebeu-se que a exaustão emocional é o sintoma com maior predominância nas docentes entrevistadas, seguido da baixa realização pessoal, que se destacou nas professoras em fase de aposentadoria.
The article aims to understand the incidence of Burnout Syndrome and its possible relationship with the socio-professional context of high school teachers in state schools in the municipality of Santana do Livramento/RS. Specifically, we sought to identify the teachers' sociodemographic profile; investigate the incidence of the dimensions of Burnout; analyze the perception of teachers about the socio-professional context in which they are inserted; and relate the sociodemographic profile and the socio-professional context with the dimensions of Burnout. To this end, a descriptive research, a qualitative approach, was carried out with thirteen teachers. As a result, it can be seen that due to stressors in which the teachers are inserted, when summed up, they can lead to the emergence of occupational diseases. Regarding the dimensions of Burnout, it was noticed that emotional exhaustion is the most prevalent symptom in the teachers interviewed, followed by low personal achievement, which stood out among teachers in the retirement phase.