Resumo

Título do Artigo

O QUE SABEMOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

aprendizado financeiro, comportamento financeiro, inteligência financeira
financial learning, financial behavior, financial intelligence

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Letícia Moraes Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Lillian Cristiane Ribeiro Steffler
-
3 - Alison Geovani Schwingel Franck
-

Reumo

O cenário financeiro atual é muito mais complexo do que há alguns anos, em virtude do surgimento de diversos produtos que, embora tenham suas vantagens, também demandam uma maior responsabilidade. Esse aumento na complexidade demanda uma maior alfabetização financeira por parte das pessoas. Nesse sentido, o estudo objetivou verificar os avanços realizados no campo de pesquisa relacionado à alfabetização financeira no contexto internacional, bem como as características dessas pesquisas. A metodologia aplicada foi a bibliometria e a plataforma escolhida foi a Web of Science. Os resultados demonstraram que as publicações estão concentradas na área de economia (34%); o tipo de documento predominante é o artigo (77%); houve um aumento considerável nas publicações, sendo que o ano de 2019 cresceu 18% em relação a 2018 e a primeira publicação data de 1970; os autores que mais publicaram foram Annamaria Lusardi e Olivia Mitchell; a maioria dos estudos se encontra no periódico Journal of consumer affairs; as organizações que mais publicaram foram a University of North Carolina e a University of Wisconsin System, com 44 estudos cada; o país que mais se destacou nessa área foi os Estados Unidos (36%) e o idioma predominante é o Inglês (96%). Constatou-se, ainda, que as publicações mais relevantes consistiram, basicamente, na avaliação do conhecimento relacionado à alfabetização financeira, no impacto da alfabetização financeira na tomada de decisões, nos fatores que influenciam o comportamento financeiro e nas características das escolhas financeiras de grupos específicos, como jovens e mulheres. Através desses levantamentos, o estudo proporcionou a verificação do avanço teórico da temática, podendo servir como base para futuros estudos e para o planejamento de ações relacionadas à alfabetização financeira.
The current financial scenario is much more complex than it was a few years ago, due to the appearance of several products that, although they have their advantages, also demand greater responsibility. This increase in complexity demands greater financial literacy from people. In this sense, the study aimed to verify the advances made in the field of research related to financial literacy in the international context, as well as the characteristics of these researches. We apply the methodology of bibliometrics on the Web of Science platform. The results showed that the publications are concentrated in the area of economics (34%); the predominant type of document is the article (77%); there was a considerable increase in publications, with the year 2019 growing 18% compared to 2018 and the first publication dates from 1970; the most published authors were Annamaria Lusardi and Olivia Mitchell; most studies are in the Journal of consumer affairs; the most published organizations were the University of North Carolina and the University of Wisconsin System, with 44 studies each; the country that stood out the most in this area was the United States (36%) and the predominant language is English (96%). We also found that the most relevant publications basically consisted of assessing knowledge related to financial literacy, the impact of financial literacy on decision-making, the factors that influence financial behavior and the characteristics of the financial choices of specific groups, as young people and women. Through these surveys, the study provided the verification of the theoretical advancement of the theme, which can serve as a basis for future studies and for planning actions related to financial literacy.