Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: crescimento econômico sustentável e as obrigações legais
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Palavras Chave

Gestão Organizacional sustentável; Crescimento; Desenvolvimento; Direito; Legislação;
Sustainable Organizational Management; Growth; Development; Law; Legislation;

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Paula Bolzan Monteiro
Antonio Meneghetti Faculdade - Recanto Maestro
2 - Fernando Camargo Fernandes
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Uri Campus Santiago - URI Campus Santiago
3 - Sabrina Klose Nadalon
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Uri Campus Santiago - Santiago

Reumo

Com o desenvolvimento das atividades empresariais e a busca constante pelo desenvolvimento econômico, emanaram grandes impactos ambientais e sociais. Para tentar diminuir esse impacto, vários estudos e discussões vêm sendo ampliadas no que diz respeito a sustentabilidade empresarial, crescimento econômico sustentável e a obediência as demandas legais. Percebe-se então que, para preservar o ecossistema, e atender às necessidades socioeconômicas das comunidades e manter o desenvolvimento econômico sustentável, além de cumprir a legislação torna-se imperioso gerenciar as organizações aplicando indicadores socioambientais o que leva ao problema de pesquisa que consiste em saber como a sustentabilidade empresarial pode contribuir para o crescimento econômico sustentável de uma empresa não sendo somente o cumprimento da legislação? Nesse sentido o presente artigo, objetiva realizar pesquisa bibliográfica visando compreender a importância de manter a sustentabilidade empresarial para o desenvolvimento econômico sustentável das organizações relacionando sustentabilidade com o cumprimento das obrigações legais. À vista disso, compreendeu-se que a sustentabilidade empresarial passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas, reunindo respectivamente, os aspectos econômicos, financeiros, legais, sociais e ambientais. Na sua gestão, as empresas devem priorizar os resultados econômicos e o cumprimento da legislação, ao mesmo tempo em que desenvolvem estratégias para contribuir para o desenvolvimento socioambiental, incluindo redução de riscos ambientais, diminuição de custos operacionais, atração de investimentos, geração de valor para a marca, motivação e qualidade de vida para as pessoas. Assim, mantem-se a competitividade da empresa e contribui de forma significativa para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária pautada em valores éticos, solidários e justos.
With the development of business activities and the constant search for economic development, great environmental and social impacts emanated. To try to reduce this impact, several studies and discussions have been expanded with regard to corporate sustainability, sustainable economic growth and compliance with legal demands. It can be seen, then, that in order to preserve the ecosystem and meet the socioeconomic needs of communities and maintain sustainable economic development, in addition to complying with the legislation, it is imperative to manage organizations by applying socio-environmental indicators, which leads to the research problem that consists of to know how corporate sustainability can contribute to the sustainable economic growth of a company and not just comply with the law? In this sense, this article aims to carry out bibliographic research in order to understand the importance of maintaining corporate sustainability for the sustainable economic development of organizations relating sustainability with the fulfillment of legal obligations. In view of this, it was understood that corporate sustainability has become a determining factor for the success of companies, bringing together, respectively, the economic, financial, legal, social and environmental aspects. In their management, companies must prioritize economic results and compliance with legal obligations, while developing strategies to contribute to socioenvironmental development, including reducing environmental risks, decreasing operating costs, attracting investments, generating value for the brand and motivation and quality of life for people and, thus, maintaining the company's competitiveness and contributing significantly to an increasingly fair and equal society based on ethical, solidary and fair values.