Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA FEMININA: A PERCEPÇÃO DAS MULHERES GESTORAS DE UMA CONCESSIONÁRIA DE CAMINHÕES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Mulheres. Liderança. Mercado de trabalho. Teto de vidro. Gênero
Women. Leadership. Labour Market. Glass Ceiling. Gender.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - JOSSEANE SOUZA DOS SANTOS
SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - SANTA MARIA
2 - DAMIANA MACHADO DE ALMEIDA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi
faculdade de ciencias da saude - Santa Maria

Reumo

A participação da mulher tem se tornado fundamental nas organizações em cargos de gestão, aprimorou seu papel de líder e de gestora no mundo corporativo, mas esbarrara no fenômeno chamado de “Teto de vidro”. Dentre as alternativas de mercado de trabalho, tem-se o segmento caminhões e ônibus o qual é um ambiente predominantemente masculino. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral analisar a percepção das mulheres gestoras da concessionária de caminhões, com filiais no Estado do Rio Grande do Sul, quanto a evolução da liderança feminina. E objetivos específicos tais como: identificar a percepção das pesquisadas a respeito do fenômeno “teto de vidro”; verificar se vivenciaram experiências envolvendo discriminação de gênero; e por fim, conhecer a evolução profissional das mulheres pesquisadas. É um estudo caracterizado como qualitativo quanto a natureza dos dados, descritivo quanto aos fins, e estudo de caso quanto aos meios. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, individuais, com roteiro pré-definido de perguntas. A partir do exposto, observa-se que foi possível analisar a percepção das mulheres gestoras em relação a evolução da liderança feminina; a não interferência do fenômeno teto de vidro em suas carreiras; a não descriminação por parte da organização e conhecemos o perfil de cada uma delas. Para estudos futuros, sugere-se abranger outras concessionárias do segmento de caminhões e ônibus de outras marcas no Rio Grande do Sul.
The participation of women has become fundamental in organizations in management positions, it has improved its role as leader and manager in the corporate world, but it has come up against the phenomenon called “Glass ceiling”. Among the labor market alternatives, there is the truck and bus segment, which is predominantly male. In this sense, the study aimed to analyze the perception of women managers of the truck dealership, with branches in the State of Rio Grande do Sul, regarding the evolution of female leadership. And specific objectives such as: to identify the perception of the respondents regarding the “glass ceiling” phenomenon; verify whether they have experienced experiences involving gender discrimination; and finally, to know the professional evolution of the women surveyed. It is a study characterized as qualitative as to the nature of the data, descriptive as to the ends, and a case study as to the means. Data were collected from semi-structured, individual interviews, with a pre-defined questionnaire. From the above, it is observed that it was possible to analyze the perception of women managers in relation to the evolution of female leadership; the non-interference of the glass ceiling phenomenon in their careers; the non-discrimination by the organization and we know the profile of each one of them. For future studies, it is suggested to cover other dealerships in the segment of trucks and buses of other brands in Rio Grande do Sul.