Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO FRUGAL: CRIAÇÃO DE BANCADA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO PARA DIDÁTICA APLICADA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação. Práticas Pedagógicas. Agronomia. Processo Inovativo
Education. Pedagogical Practices. Agronomy. Innovative Process.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - João Fernando Zamberlan
Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária
2 - Laura Santos dos Santos
-
3 - Marco Ivan Rodrigues Sampaio
Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - CCSA
4 - Rafael Pivotto Bortolotto
-
5 - Clandia Maffini Gomes
-

Reumo

Atualmente o que onera muito os cursos de graduação é a sua estrutura física no que tange a parte laboratorial. Os equipamentos necessários em sua grande maioria possuem um alto custo de aquisição. Não obstante, algumas Universidades têm criado cursos noturnos, onde por vezes as práticas de campo, no caso do curso de Agronomia ficam prejudicados em função da pouca luminosidade. Em função disso o objeto deste trabalho foi desenvolver uma bancada laboratorial pedagógica de irrigação por aspersão para prática nas aulas do Curso de Agronomia. A bancada foi concebida a partir de uma bancada de química analítica, reutilizando-se e reciclando materiais pré-existentes na instituição, adaptando-os a sua nova funcionalidade. Toda a água aplicada é em circuito fechado, ou seja, toda é reaproveitada. Com isso pode-se fazer diversas práticas e observações dos fenômenos ocorrentes em sistemas de irrigação por aspersão. Concluiu-se que é possível desenvolver equipamentos de baixo custo dando-lhes nova função com base nos preceitos da frugalidade.
Currently, what really burdens undergraduate courses is its physical structure with regard to the laboratory part. Most of the necessary equipment has a high acquisition cost. However, some Universities have created evening courses, where sometimes field practices, in the case of the Agronomy course, are impaired due to the low light. As a result, the object of this work was to develop a pedagogical laboratory bench for sprinkler irrigation for practice in the classes of the Agronomy Course. The bench was designed from an analytical chemistry bench, reusing and recycling pre-existing materials in the institution, adapting them to its new functionality. All water applied is in a closed circuit, that is, all water is reused. With this, it is possible to make several practices and observations of the phenomena occurring in sprinkler irrigation systems. It was concluded that it is possible to develop low cost equipment giving them a new function based on the precepts of frugality.