Pandemia de Covid-19; Crise econômica; Bares e restaurantes; Delivery
Covid-19 Pandemic; Economic crisis; Bars and restaurants; Delivery
Área
Estudos interdisciplinares sobre Covid-19
Tema
Impacto nos negócios
Autores
Nome
1 - Mario Fernando de Mello Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
2 - Bianca Michels Chaves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
3 - Bruna Rigon de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Iasmim Elisa Teixeira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
5 - Sarah Rabaioli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
Reumo
No último bimestre de 2019, o mundo viu-se diante de uma nova doença com alto poder de contaminação e ainda desconhecida por parte das autoridades sanitárias, denominada Covid-19. Tendo em vista a necessidade de distanciamento social e as restrições impostas ao comércio considerado não essencial, o presente estudo tem como objetivo identificar os impactos econômicos e as ações de enfrentamento à crise no ramo de restaurantes e bares da cidade de Santa Maria/RS. Para tanto, uma coleta de dados foi realizada com proprietários e/ou gestores dos estabelecimentos foco da pesquisa, a fim de identificar impactos e ações em áreas como finanças, recursos humanos e canais de venda. Com a análise dos dados obtidos, foi possível visualizar impactos econômicos, com uma brusca redução no faturamento de empreendimentos que, muitas vezes, não possuíam capital de giro à sua disposição. Verificou-se também uma grande taxa de demissão, bem como a necessidade de adaptação no modelo de negócio em diversas empresas consultadas. Por fim, foi possível identificar uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas do ramo para conter os impactos em seus negócios: o uso de mídias digitais aliadas ao serviço de delivery.
In the last bimester of 2019, the world was faced with a new disease with high contamination power and still unknown by health authorities, called Covid-19. In the perspective of the need for social distance and the restrictions imposed on trade considered non-essential, the present study aims to identify the economic impacts and actions to deal with the crisis in the branch of restaurants and bars in the city of Santa Maria / RS. For that, a data collection was carried out with owners and / or managers of the establishments that are the focus of the research, in order to identify impacts and actions in areas such as finance, human resources and sales channels. With the analysis of the data obtained, it was possible to visualize economic impacts, with a sharp reduction in the turnover of projects that, many times, did not have working capital at their disposal. There was also a high tax of dismissal, as well as the need to adapt the business model in several companies consulted. Finally, it was possible to identify one of the main strategies used by companies in the industry to contain the impacts on their business: the use of digital media combined with the delivery service.