Resumo

Título do Artigo

CONFIGURAÇÕES DOS VALORES PESSOAIS E DAS CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES SOCIAIS EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL E DE PORTUGAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

valores pessoais; características dos empreendedores sociais; organizações sociais.
personal values, social entrepreneurs’ characteristics, social organizations.

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Letícia lengler
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DCA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - José Maria Carvalho Ferreira
-

Reumo

Com o objetivo de analisar como se configuram os valores pessoais e as características dos empreendedores sociais em organizações sociais brasileiras e portuguesas do setor da educação, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo com três empreendedores sociais no Brasil e três em Portugal. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com transcrições de entrevistas e observação direta. As evidências convergem para aspectos semelhantes entre os dois países, com a manifestação de interesses coletivos por meio da valorização da benevolência e do universalismo. Dentre as características, destaca-se que os pesquisados possuem foco para o valor social e almejam criar valor social ao desenvolverem suas atividades com o propósito de transformação da sociedade em um lugar melhor. Dessa forma, é relevante refletir que o altruísmo manifestado nos relatos dos empreendedores sociais pesquisados, sugere uma aproximação entre a missão social e os valores pessoais, sugerindo uma configuração favorável para a criação de valor social, e para o empoderamento das pessoas que empreendem e atuam em prol do impacto social.
In order to analyze how personal values and social entrepreneurship characteristics set a configuration in Brazilian and Portuguese social organizations in the education sector, a qualitative exploratory and descriptive research was conducted with three social entrepreneurs from Brazil, and three from Portugal. For data treatment, the technique of content analysis was used, with interview transcripts and direct observation. The evidence converges to similar aspects between the two countries, with the expression of collective interests through the valorization of benevolence and universalism. Among the characteristics, it is highlighted that the interviewees have a focus on social value and aim to create social value by developing their activities with the purpose of transforming society into a better place. Thus, it is relevant to reflect that the altruism manifested in the reports of the social entrepreneurs surveyed, suggests an approximation between the social mission and personal values, suggesting a favorable configuration for the creation of social value, and for the empowerment of people who undertake and act in favor of social impact.