Resumo

Título do Artigo

O INSTAGRAM E OS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA INDUSTRIA DA MODA
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Palavras Chave

Influenciador digital; Instagram; Mídias sociais; Moda
Digital influencer; Instagram; Social Media;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Fabio Luiz de Morais
Universidade FUMEC - FACE
2 - Cid Gonçalves Filho
-
3 - Luiz Rodrigo Cunha Moura
Universidade FUMEC - FACE

Reumo

O objetivo desse trabalho foi abordar algumas pesquisas recentes sobre o endosso de influenciadores digitais na indústria da moda, em particular influenciadores que utilizam o Instagram como ferramenta de comunicação. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura de trabalhos recentes disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. Os conceitos de endosso, influenciador digital, moda, mídias sociais e Instagram foram citados. Posteriormente algumas pesquisas relevantes envolvendo esses temas foram apresentadas, trazendo a luz algumas das descobertas de pesquisas publicadas em periódicos científicos e correlacionando alguns deles com trabalhos de outros pesquisadores. O marketing moderno já incorporou as mídias sociais como ferramentas sendo o Instagram uma delas. Os influenciadores digitais se tornaram protagonistas em muitas campanhas publicitárias. Este estudo confirma que existem pesquisas que ampliam o entendimento de sua utilização, mas que ainda há diversas oportunidades de estudos e aprofundamento na correlação desses temas. O que se pode concluir é que a indústria da moda pode se beneficiar intensamente com novos estudos que abordem esse novo tipo de Marketing.
The aim of this work was to address some recent research on the endorsement of digital influencers in the fashion industry, in particular influencers who use Instagram as a communication tool. The methodology adopted was a literature review of recent works available on the CAPES Portal of Journals. The concepts of endorsement, digital influencer, fashion, social media and Instagram were cited. Subsequently, some relevant research involving these themes was presented, bringing to light some of the research findings published in scientific journals and correlating some of them with the work of other researchers. Modern marketing has already incorporated social media as tools, Instagram being one of them. Digital influencers have become protagonists in many advertising campaigns. This study confirms that there are researches that expand the understanding of its use, but that there are still several opportunities for studies and deepening in the correlation of these themes. What can be concluded is that the fashion industry can benefit intensely from new studies that address this new type of Marketing.