Resumo

Título do Artigo

BALANCED SCORECARD: UMA ANÁLISE PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE AUTOPEÇAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho. Balanced Scorecard. Gestão Estratégica. Indicadores.
Performance evaluation. Balanced Scorecard. Strategic management. Indicators.

Área

Contabilidade

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Drumon dos Santos
Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA - Santa Maria
2 - Gabriel Walter Posser
Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA - 1
3 - Stephanie Becker villanova
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus
4 - Marcelo Medeiros Pereira
Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA - Santa Maria
5 - LUCIANE VON ONÇAY CORINO
Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

Tendo em vista constantes evoluções no mercado econômico no País, tornou-se evidente a importância de as empresas de autopeças utilizarem-se de indicadores de sistemas de avaliação de desempenho. A presente pesquisa trata a relevância da avaliação de desempenho sob ótica do Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de autopeças. Apresenta-se com objetivo geral investigar como o sistema de avaliação de desempenho poderá melhorar a eficácia na gestão de uma empresa do comércio varejista de autopeças a partir do Balanced Scorecard (BSC). Tendo como objetivos específicos, (a) identificar as políticas de gestão estratégica da empresa, (b) elencar como as informações contábeis contribuem para potencializar os sistemas de avaliação de desempenho e (c) analisar os indicadores de desempenho sob à ótica do BSC destacando os potenciais de melhoria para propor realinhamento nas estratégias gerenciais da empresa. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa para analisar a atual gestão. Consoante com os objetivos, caracterizou-se a pesquisa como descritiva, com o intuito em descrever a nível de gestão da empresa com base no uso de indicadores. Quanto aos procedimentos técnicos, o estudo caracteriza-se como levantamento e documental. Como instrumento de coleta para os dados utilizou-se uma entrevista por meio de um formulário. Os dados foram organizados em uma escala de frequência com atribuição de scores com base nos indicadores das quatro perspectivas do BSC. Constatou-se que a empresa não tem um sistema estruturado e formalizado para avaliar o seu desempenho, mas possui algumas políticas de gestão. Sugere-se um realinhamento das estratégias gerencias da empresa sob conceito do BSC.
In view of constant developments in the economic market in the country, the importance of auto parts companies using indicators of performance evaluation systems has become evident. The present research deals with the relevance of the performance evaluation under the Balanced Scorecard perspective in an auto parts retail company. The general objective is to investigate how the performance evaluation system can improve the efficiency in the management of a retail auto parts company based on the Balanced Scorecard (BSC). Having as specific objectives, (a) to identify the company's strategic management policies, (b) to list how the accounting information contributes to enhance the performance evaluation systems and (c) to analyze the performance indicators from the perspective of the BSC highlighting the improvement potentials to propose realignment in the company's management strategies. The research used a qualitative approach to analyze the current management. Depending on the objectives, the research was characterized as descriptive, with the aim of describing the company's management level based on the use of indicators. As for technical procedures, the study is characterized as a survey and documentary. As an instrument of data collection, an interview was used through a form. The data were organized on a frequency scale with scoring based on the indicators from the four perspectives of the BSC. It was found that the company does not have a structured and formalized system to assess its performance, but it does have some management policies. A realignment of the company's management strategies under the BSC concept is suggested.