Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Pandemia de COVID-19. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Ensino de Programação de Computadores.
COVID-19 pandemic. Digital Information and Communication Technologies. Teaching Computer Programming.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Sidnei Renato Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Frederico Westphalen - RS
2 - Cristiano Bertolini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - UFSM-FW
3 - Fábio José Parreira
-
4 - Guilherme Bernardino da Cunha
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Frederico Westphalen
5 - Nara Martini Bigolin
-

Reumo

Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de vídeoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram ativamente da disciplina ministrada de forma remota foi satisfatório. Entretanto, houve um alto índice de desistência.
This paper presents the experiences of comprising the pedagogical practices carried out online, in the mode of remote teaching, according to REDE / UFSM (Special Home Study Scheme of the Federal University of Santa Maria), during social isolation due to the COVID-19 pandemic. In this context, activities related to the teaching and learning processes needed to remodeled, applying TDICs (Digital Information and Communication Technologies), AVAs (Virtual Learning Environments), and tools for the development of video lessons, in addition to specific software for the practice of computer programming. The report involves the activities developed in the discipline of Programming Paradigms, of the Information Systems Bachelor Course, during the first semester of this year. The results show that the academic performance of the students who participated in the discipline taught remotely was satisfactory.