Resumo

Título do Artigo

TRANSPORTE DE CARGAS DE GRÃOS: UM ESTUDO COMPARTIVO ENTRE OS MODAIS FERROVIÁRIO E RODOVIÁRIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Centro de gravidade; Modal Ferroviário; Modal Rodoviário
Gravity center; Railway Modal; Road Modal

Área

Sustentabilidade

Tema

Operações, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Vitória Benedetti de Toledo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Rosimeire Lapinski Freitas
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 - Juliane Araujo Nunes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões
4 - Patricia Piceti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

A logística é a área responsável pelo método de mover, transportar, bens e pessoas de um espaço para outro. Para sua realização torna-se necessário a escolha do modal de transporte mais eficiente levando em consideração as necessidades dos produtos transportados. O trabalho possui enfoque no agronegócio por este segmento ter participação significativa na formação da balança comercial. Diante do exposto, definiu-se como objetivo verificar qual seria a localização adequada para um terminal ferroviário para exportação de soja na região noroeste do Rio Grande do Sul. O estudo tem abordagem longitudinal, de natureza quantitativa, descritivo e comparativo. Os dados foram coletados em bases de dados secundários, como fontes oficiais e foram tratados observando a lógica do método do centro de gravidade. Os resultados demonstraram o ponto ótimo para a instalação de um novo centro de transportes o ponto 106,906. Considerando esse ponto e a otimização dos custos referente ao transporte, o modal ferroviário teria maior eficiência para instalação de um centro de transportes na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Logistics is the area responsible for the method of moving, transporting, goods and people from one space to another. For its realization it becomes necessary to choose the most efficient transport mode taking into account the needs of the products transported. The work focuses on agribusiness because this segment has a significant participation in the formation of the trade balance. In view of the above, it was defined as an objective to verify which would be the appropriate location for a railway terminal for the export of soybeans in the northwest region of Rio Grande do Sul. The data were collected in secondary databases, as official sources and were treated observing the logic of the center of gravity method. The results showed the optimum point for the installation of a new transport center, point 106.906. Considering this point and the optimization of costs related to transportation, the railway modal would be more efficient for installing a transport center in the northwest region of Rio Grande do Sul.